Nova linha de transmissão reforça segurança energética de Belém

Travessia do Rio Guamá (PA) (foto: divulgação).

 

Redação – 07.07.2023 – Com 344 km de extensão, linha é mais uma ligação da capital do Pará com o SIN  

A Marituba Transmissão de Energia, linha conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e que visa garantir o fornecimento de energia para a região metropolitana e industrial de Belém (PA), entrou em operação comercial na última quarta-feira (5/7). São 344 quilômetros de extensão entre as duas subestações – Marituba e Tucuruí – passando por 15 municípios, 27 comunidades quilombolas e cruzando alguns dos principais rios da região. 

A linha também dá mais uma opção de conexão para a Usina Hidrelétrica de Tucuruí, uma das maiores hidrelétricas do País e que está localizada a 440 quilômetros de Belém, à região metropolitana da capital do Pará. 

Ela foi considerada uma das concessões mais desafiadoras da Sterlite Power Brasil, subsidiária brasileira da empresa indiana Sterlite Power. Inserido na região Amazônica, o traçado de Marituba superou desafios relevantes como as travessias dos rios Tocantins, Acará e Guamá, com até dois quilômetros de distância entre suas margens, e a montagem de torres com mais de 150 metros de altura – o equivalente a um prédio de 50 andares. 

A Sterlite precisou utilizar embarcações para transporte de estruturas e materiais para fazer a travessia dos cabos por dentro da água, desviando o tráfego fluvial.