Universidades e corporações se unem para criar sistema de mobilidade conectada no Brasil

Redação – 12.07.2023 – Concebido em conjunto com a TIM, Stellantis, as Universidades USP – São Carlos, UFSCAR e a alemã Technische Hochschule Ingolstadt (THI), projeto foi aprovado após chamada pública realizada pela FUNDEP para o programa Rota 2030 

O Instituto de Pesquisa do Centro Universitário Facens (IP Facens), em parceria com a TIM, Stellantis, as universidades USP-São Carlos, UFSCAR e a universidade alemã Technische Hochschule Ingolstadt (THI), lançou o projeto Conecta 2030. Trata-se de um ecossistema conectado e cooperativo para detecção de pedestres em travessias, voltado para a criação de um ambiente colaborativo, com foco em iniciativas para a segurança de pedestres e ciclistas. 

As empresas envolvidas no Conecta 2030 têm pela frente o desafio de desenvolver um ecossistema-conceito para o desenvolvimento e implementação de soluções ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor), a partir de três pilares principais: conectividade, inteligência artificial e gêmeos digitais. 

O objetivo é desenvolver um ambiente de gêmeo digital de uma parte do 5G Smart Campus Facens, e assim, testar um recurso de detecção de pessoas em vias públicas. Além de detectar se alguém está atravessando uma faixa de pedestres, o sistema poderá identificar se o indivíduo está em situação de perigo. Imediatamente, é enviado um alerta tanto para os veículos envolvidos nesse cenário como para o pedestre. 

Segundo a professora e doutora Luciana Zaina, docente e pesquisadora em Experiência do Usuário na UFSCar e coordenadora associada do projeto aprovado, o projeto envolve esforços de pesquisa em diferentes áreas, como inteligência artificial, conectividade, simulação e experiência do usuário para o setor automotivo. 

No âmbito do projeto, dois alunos de mestrado irão passar dois semestres como estudantes de intercâmbio na universidade THI, pesquisando algoritmos para direção automatizada e inteligência artificial. Para esse fim, eles conduzirão pesquisas relacionadas ao projeto no CARISSMA Institute of Automated Driving (C-IAD) e no Núcleo de Mobilidade e Inteligência Artificial AImotion na Bavária. 

O programa Rota 2030 é parte de uma estratégia elaborada pelo Governo Federal para desenvolvimento do setor automotivo no País. Além de trabalhar políticas de incentivo à indústria, possui como pressupostos princípios de sustentabilidade ambiental e cidadania. O projeto Conecta 2030 atende à demanda do programa prioritário sobre Conectividade Veicular, estabelecido pelo FUNDEP, especialmente para a linha de conectividade dos veículos com o ambiente externo e a possibilidade de proporcionar mais segurança no trânsito.