Retrabalho representa 11% dos custos totais de projetos da construção civil

João Monteiro – 14.07.2023 – Estudo da PlanRadar aponta que atraso na digitalização leva a falta de eficiência do setor e causa prejuízos financeiros e de imagem

De acordo com um levantamento da PlanRadar, plataforma de gerenciamento de processos na construção, 11% dos custos totais dos projetos são atribuídos ao retrabalho. Na pesquisa, que entrevistou mais de 2,5 mil clientes da PlanRadar, a maioria destacou a falta de comunicação entre a equipe como a principal causa de retrabalho, seguida de perto pela falta de organização e gerenciamento adequado de documentos. Também foram citados os erros de controle de qualidade.

A empresa destaca que esses fatores trazem aumento de custos e atrasos na entrega da obra, o que prejudica a reputação da empresa junto a clientes. Até mesmo o desperdício de materiais entra na conta, não só na questão de custos, mas também do impacto ambiental.

Além disso, o estudo constatou que as retificações podem levar a reclamações por quebra de contrato e outros problemas legais. Outro problema está no engajamento dos trabalhadores, que podem perder motivação com o retrabalho. A PlanRadar avalia que, considerando o nível de escassez de mão de obra no setor, é um risco para as empresas ignorarem esses impactos.

Tecnologia pode fazer a diferença

Captura de tela do app da PlanRadar que mostra como funciona a delegação de tarefas (foto: divulgação).

Parte desse problema pode estar na baixa digitalização do setor. Levantamento global da Mckinsey de 2017 mostra que a construção só não tem menor índice de inovação que o agronegócio e a indústria da pesca. Mesmo hoje em dia, o setor de construção ainda não está adaptado à digitalização, aponta Renato Rocca, Senior Sales Consultant na PlanRadar. “E ainda pode ter ficado para trás pela velocidade da transformação digital dos outros setores”, complementa.

A resposta para eliminar o retrabalho e aumentar a eficiência pode estar na tecnologia. Ao menos é isso que a PlanRadar defende ao apontar alguns casos de sucesso de clientes, como na construção da sede da austríaca Styria Media na cidade de Graz, na Aústria, que aumentou a produtividade com base na integração do que é decidido no escritório de engenharia com o que acontece no canteiro de obras.

Com a plataforma da PlanRadar, o engenheiro consegue acessar a planta da obra e apontar qual tarefa deve ser feita em determinado local e delegá-la para a pessoa ou equipe responsável, que vai receber um alerta no mesmo app em seu smartphone ou tablet. Por ele, o empregado vai poder avisar se a tarefa foi concluída e registrá-la através de foto ou vídeo.

Mais espaço para o BIM

Henrique Bragança, country manager da PlanRadar no Brasil, também aponta que a ferramenta da empresa tem o potencial de estimular o uso do BIM (Building Information Modeling) no canteiro de obras. Segundo ele, a metodologia é utilizada no projeto, mas no dia a dia da obra ainda se costuma plotar as plantas.

Utilizando o software da PlanRadar, é possível que os operários tenham melhor visibilidade sobre a planta e possam realizar demandas de um jeito mais prático, apenas visualizando as tarefas que precisam realizar através do aplicativo.