Veículo de trem turístico chega na fronteira do RS com Uruguai


Foto: divulgação Marcopolo/Fabian Ribeiro/Giordani Turismo.

Redação – 18.07.2023 – VLT vai operar na linha de passeio Maria Fumaça – Trem do Vinho e será forma de incentivar turismo na região

A cidade de Sant’Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul, recebeu o veículo leve sobre trilhos (VLT) para iniciar as operações no “Trem do Pampa”, que deve ser inaugurado ainda no segundo semestre deste ano. O modelo é o Prosper, primeiro veículo leve sobre trilhos produzido pela Marcopolo Rail, unidade de negócios da Marcopolo S.A., e fabricado no Brasil.

A operação da linha ficará a cargo da Giordani Turismo, operadora turística de Bento Gonçalves e responsável pela operação do passeio Maria Fumaça – Trem do Vinho. Foi a empresa que adquiriu o veículo e acredita que o projeto vai agregar valor à região, contribuindo com o desenvolvimento do enoturismo – que permite a visitação em vinícolas.

Durante os vinte quilômetros de percurso a bordo do Prosper, entre estações de Sant’Ana do Livramento e Palomas, o passageiro vai conhecer mais sobre a história e cultura local, observar a paisagem única do Pampa, contemplar o cartão postal da cidade que é o Cerro de Palomas e apreciar os parreirais em forma de espaldeira.

O modelo adquirido pela Giordani tem ampla área envidraçada, movimentação bidirecional e baixo LCC (life cycle cost). A largura externa máxima é de 2,9 metros, com altura máxima do veículo de 3,9 metros. Já o comprimento aproximado de cada unidade é de 18 metros, sendo que a capacidade total é de até 122 passageiros sentados na versão dois carros. A velocidade máxima operacional é de 80 Km/h.

Uma grande operação logística envolveu mais de 35 pessoas no deslocamento de cerca de 730 quilômetros do VLT até a linha de operação. O comboio, com duas carretas para cargas especiais (cada uma com 28 metros) e outras duas de apoio, foi escoltado por batedores durante a viagem de quatro dias entre Bento Gonçalves e Sant’Ana do Livramento.


Foto: divulgação Marcopolo/Fabian Ribeiro/Giordani Turismo.