Vero e Americanet se unem para criar maior ISP do País

Redação – 25.07.2023 – Nova companhia terá atuação nacional, com 1,4 milhão de assinantes em 450 cidades do país 

A Vero e a Americanet – duas das principais provedoras de internet (ISPs) do País – estão fundindo suas operações, em uma transação que cria o maior ISP de banda larga fixa do Brasil. A nova companhia, de escala nacional, terá mais de 1,4 milhão de assinantes e 1,9 milhão de UGRs (Unidades Geradoras de Receita, que são a soma de produtos de voz fixa, telefonia móvel, TV por assinatura e banda larga). 

O faturamento aproximado dessa fusão será de R$ 1,7 bilhão, EBITDA de R$ 700 milhões e cerca de 3,5 mil colaboradores diretos. Sua atuação passará para 450 cidades espalhadas por todo o Brasil, com presença relevante nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. 

Do ponto de vista de cobertura de rede, as duas empresas são complementares, gerando um alto potencial de expansão e sinergias de negócios. Entre elas, está a otimização de investimentos em equipamentos e conectividade e do cross selling dos portfólios de lado a lado, com a oferta de produtos diferenciados nos mercados de varejo (B2C) e de atacado (B2B). 

Os fundos de investimento Vinci Partners, acionista da Vero, e a Warburg Pincus e Invest Tech, acionistas da Americanet, compartilharão o controle da nova empresa, com governança clara para garantir uma integração tranquila e eficiente. Nesta nova configuração, os acionistas da Vero terão cinco das nove cadeiras do Conselho de Administração, com 56% do negócio, enquanto os acionistas da Americanet terão 44% de participação e quatro assentos do conselho. 

Quem vai assumir a presidência do Conselho de Administração da nova companhia é Lincoln Oliveira, atualmente o CEO da Americanet. Segundo ele, as duas provedoras fizeram 47 M&A’s nos últimos quatro anos, o que mostra o apetite das empresas no crescimento inorgânico. Com isso, elas também desenvolveram expertise em integração de produtos, tecnologias, processos e pessoas. 

Já quem assume como diretor executivo da nova companhia é Fabiano Ferreira, hoje CEO da Vero. Para ele, a fusão da Vero e da Americanet cria uma nova referência no mercado, permitindo que as melhores práticas das duas companhias sejam levadas a um novo patamar.  

A transação está sujeita às aprovações regulatórias e concorrenciais de praxe, sendo que sua conclusão está estimada para ocorrer até o final do ano.