Mineração e agronegócio estão na liderança da automatização de equipamentos

João Monteiro – 03.08.2023 – Setores puxam demanda nacional por maior conectividade em máquinas pesadas, tanto por produtividade quanto por segurança

O setor de mineração e o agronegócio são os dois segmentos que puxam a automatização e a conectividade de equipamentos pesados no Brasil. No primeiro, a preocupação maior é a segurança dos trabalhadores e a operação remota se mostra a melhor alternativa. Já o agro enxerga na tecnologia uma forma de alcançar maiores índices de produtividade.

Essa é a visão que a Ecco Soluções, integradora de tecnologia para motores, tem do setor de equipamentos brasileiro. A empresa distribui e implementa soluções de módulos eletrônicos da Deep Sea Electronics (DSE) no Brasil que trazem conectividade para motores, com sensores para detectar a saúde da operação e até para automatizá-la.

De acordo com o gerente comercial da Ecco, Thiago Martins, o mercado de agro puxa a demanda por equipamentos mais tecnológicos, o que obriga fabricantes de máquinas a irem atrás de soluções como a da DSE. “Com a implementação da nossa linha M, uma plantadeira consegue mapear a área de plantação e não semear mais de uma vez no mesmo local, por exemplo”, explica.

Isso porque a solução oferecida pela Ecco usa tecnologias como GPS e de câmeras para criar um mapa do local a ser semeado. Mesmo com um operador passando por um mesmo local, seja por questão de distração ou necessidade, ela não semeará novamente.

No caso da mineração, a demanda é por formas que tragam mais segurança ao trabalhador, por isso tecnologias de operação remota ganham mais espaço. Martins diz que essa mesma demanda surge no setor da construção, que vem caminhando mais rápido atrás de soluções de conectividade, ainda que o interesse não seja o mesmo dos segmentos já citados.

O gerente comercial também explica que, atualmente, a Ecco não trabalha tanto com a conectividade de equipamentos elétricos, mas a empresa já tem alguns projetos no mercado automotivo, onde está tentando entrar. A questão maior é de configuração do software que roda por trás dos sensores.

Para equipamentos elétricos, a empresa entende que a demanda do mercado brasileiro ainda é incipiente, com exceção do agronegócio, que enxerga nesse tipo de máquina uma forma de combater suas emissões de gases de efeito estufa.