Zocar Rio entra no mercado de locação de equipamentos para celulose

João Monteiro – 10.08.2023 – Operação da locadora de caminhões e equipamentos deve crescer com a inauguração de fábrica gigante no Mato Grosso do Sul

Foi de olho no setor de celulose, que cresceu 2,6% no primeiro trimestre de 2023, segundo números da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), que o Grupo Zocar Rio decidiu entrar nesse mercado. A empresa vê o cenário desse setor aquecido, principalmente pela construção da nova fábrica da Suzano, em Ribas do Rio Pardo (MS).

A Zocar Rio já locou 150 equipamentos e caminhões somente para a construção do novo parque industrial, que chegou a empregar 10 mil pessoas em abril deste ano. Com previsão para operação a partir de 2024, a planta terá capacidade de produção de 2,5 milhões de toneladas de celulose por ano. E a Zocar Rio planeja continuar locando as suas máquinas quando ela for inaugurada.

A empresa começou a trabalhar recentemente no setor da celulose, tendo como único contrato público a operação com a Jari Celulose, em Laranjal do Jari (AP). A Zocar Rio tem buscado diversificar o público-alvo, visto que o setor de construção traz uma concorrência forte entre os produtos ofertados, conforme destaca Marcelo Amaral, gerente de contratos do grupo.

Ele conta que os principais setores atendidos pela empresa hoje são a mineração e a siderúrgica, dois mercados que demandam equipamentos e veículos mais bem equipados, o que aumenta o valor agregado do serviço e diminui a competição por preço. “São setores que cresceram muito durante a pandemia, principalmente por causa da demanda do aço na construção civil. E, com o início da guerra na Ucrânia, a demanda ainda se mantém alta”, destaca o executivo.

Modelo de serviço da Zocar Rio

Outra questão que faz o interesse pela locação crescer nestes dois setores é o modelo de serviço da Zocar Rio. A empresa oferece tanto o aluguel do serviço quanto a operação terceirizada do equipamento, o que acaba sendo interessante principalmente para as mineradoras, que estão mais preocupadas em vender o minério do que na operação de extraí-lo, segundo Amaral.

O mesmo vale para as siderúrgicas que, no caso, acabam deixando a operação logística para a Zocar Rio. Com isso, a locadora consegue agregar maior valor à sua oferta, que o gerente diz ser bem atrativa para os setores atendidos.

Marcelo Amaral, gerente de contratos do Grupo Zocar Rio, durante a BES 2023.