Satélites da Starlink começam a conectar escolas e empresa na Amazônia

Redação – 22.08.2023 – 100 escolas que não tinham acesso à Internet já estão conectadas, enquanto agências do Bradesco contam com maior velocidade 

Os satélites de baixa órbita da Starlink já estão sendo utilizados na Região Amazônica para conectar escolas e empresas. O Instituto Escola Conectada, ONG fundada pelo Grupo Datora, e a MegaEdu, organização social sem fins lucrativos, viabilizaram o acesso à internet de alta velocidade para 100 escolas desconectadas no Amazonas e no Pará. 

A rede da Starlink foi doada pelo Polaris Program, iniciativa para aprimorar as capacidades de voo espacial humano. A implementação impactará mais de 6 mil alunos da rede pública de ensino das cidades de Moju (PA), Presidente Figueiredo, Manicoré e Itacoatiara (AM) pelos próximos dois anos, com possibilidade de expansão. 

As escolas foram escolhidas de acordo com critérios técnicos, priorizando aquelas que se encontram em regiões isoladas, onde não há oferta de banda larga de alta velocidade. Até a chegada do projeto, as escolas eram desconectadas. 

Os desafios logísticos foram inúmeros, o que fez o projeto durar mais de oito meses. O maior foi a chegada das antenas a Manicoré (AM). A cidade é acessível apenas por via fluvial ou aérea. Para viabilizar a instalação, foi necessário buscar um ponto de recebimento para as antenas em Manaus (AM) e depois alugar espaço em uma balsa para levar a Manicoré (AM). A partir da cidade, a prefeitura ainda precisou enviar por outro barco para as escolas.  

Alimentado por uma constelação de satélites de baixa órbita, a SpaceX’s Starlink fornece Internet de banda larga de alta velocidade e baixa latência para locais onde o acesso era caro ou completamente indisponível. O serviço está atualmente disponível em mais de 50 países em todo o mundo, ligando comunidades que anteriormente não dispunham de conectividade ou que a possuíam de forma precária. A conectividade permite o acesso a serviços e recursos essenciais para comunidades rurais.