Projeto quer tornar ilhas na Europa autossuficientes em energia

Redação – 24.08.2023 – Testes começaram com sistema de climatização de ambientes internos em ilhas na Irlanda e na Itália 

O projeto REACT, cofinanciado pelo programa Horizon 2020 da União Europeia (UE), começou usa fase de testes nas Ilhas de Aran, na Irlanda, e na Ilha San Pietro, na Itália. Espera-se que as ilhas que fazem parte do projeto REACT façam uso máximo de energia renovável para alcançar um maior nível de independência energética, abdicando de combustíveis fósseis que atendem à demanda atual. 

O REACT envolve 22 parceiros, incluindo empresas e instituições acadêmicas de 11 países da UE. O objetivo é proporcionar o melhor gerenciamento energético em ilhas remotas com o uso de tecnologias de geração e armazenamento de energia renovável, com uma abordagem centrada nas comunidades locais, equilibrando a oferta e demanda. 

Com a aplicação da solução REACT, a expectativa é gerar uma economia de energia de 10%, uma redução de 60% nos gases de efeito estufa e um aumento de 50% no uso de energia. 

A expectativa é que a energia renovável já comece a atuar no sistema de controle da bomba de calor. Esse dispositivo transfere calor entre o ar externo e o interno para fornecer aquecimento e resfriamento de ambientes internos ou aquecimento de água com alta eficiência energética. 

Os sistemas de bombas de calor da Mitsubishi Electric, parceira do projeto, enviam dados do status de operação, como temperaturas e consumo de energia para a plataforma REACT, que automaticamente inicia ações de controle de resposta das demandas ideais, e cada bomba de calor recebe e executa essas ações. 

Além disso, com base nas informações enviadas pelas bombas de calor e outros dispositivos inteligentes, o sistema notifica cada usuário via smartphone ou tablet sobre o uso doméstico de energia, preço da eletricidade, disponibilidade de energia renovável etc., e recomenda ações manuais para melhorar a eficiência energética e economizar dinheiro. 

Testes já começaram 

Nas Ilhas de Aran, um total de seis bombas de calor para água quente doméstica e aquecimento ambiente foram instaladas em três edifícios residenciais e duas instalações públicas, incluindo uma creche e um escritório comunitário local. 

Já na ilha italiana de San Pietro, um total de 17 bombas de calor para ar-condicionado e uma bomba de calor para aquecimento de água quente estão instaladas em seis edifícios residenciais e duas instalações públicas, incluindo uma biblioteca e um ginásio desportivo. 

A partir da avaliação do desempenho nos diversos locais, a Mitsubishi Electric irá analisar os dados das bombas de calor e outros equipamentos para verificar a eficiência do controle de resposta da demanda. 

Após o prazo final da fase experimental do projeto, a Mitsubishi Electric realizará testes para coletar dados e verificar a eficácia da resposta da demanda. Após a conclusão do projeto de demonstração, a empresa também usará os principais resultados para pesquisa e desenvolvimento que contribuirão para a neutralidade de carbono, como o uso de soluções em nuvem para o desenvolvimento de aparelhos de ar-condicionado e equipamentos de aquecimento de água com maior eficiência energética.