ABNT revisa principal norma para projetos de concreto no Brasil

Da esquerda para à direita: Renato Genioli (Sinduscon-SP), Marcos Heleno Guerson (IPEM-SP), Carlos Alberto Amarante (SIBAPEM), Mario William Esper (ABNT), Raul Sanchez (Secretário da Justiça e Cidadania), Prof. Paulo Helene (Ibracon), Julio Timerman (Ibracon), Luiz Aurélio Fortes (ABECE).
Redução – 31.08.2023 – Considerada referência técnica internacional, a NBR 6118 não traz inovações, mas atualiza texto 

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a revisão da NBR 6118 – Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimento. Considerada norma mãe para o setor da construção civil, o documento evolui desde 1940, quando foi criada como NB 1. A maior parte das novidades está na introdução de textos e figuras para esclarecer procedimentos e requisitos que devem ser considerados nos projetos estruturais. 

Apesar de não ter alterações significativas nas metodologias e formulações atuais – a única exceção é para concretos de alta resistência, em que foi introduzido um novo coeficiente de fragilidade, baseado no código-modelo europeu – a ABNT realizou um evento na última segunda-feira (28/8), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) na capital paulista, para formalizar a revisão. 

“A norma é mais um resultado do forte protagonismo da ABNT no cenário da Normalização com o setor da construção civil e é considerada instrumento de referências técnicas para requisitos básicos exigíveis para o projeto de estruturas de concreto simples, armado e protendido”, destacou o presidente da ABNT, Mario William Esper. 

De acordo com Luiz Aurélio Fortes da Silva, presidente Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), a NBR 6118 é considerada a norma mãe na área de projetos de estruturas de concreto armado, protendido e simples. “Sua abrangência é enorme, pois inclui as mais variadas tipologias de estruturas, tais como edificações residenciais e comerciais, pontes, viadutos, silos, túneis etc. A NBR 6118 define requisitos e procedimentos que o engenheiro de estruturas deve atender em seus projetos, de tal forma a garantir uma adequada capacidade resistente, desempenho em serviço e durabilidade”, explicou. 

Ipem-SP associa-se à ABNT 

O evento contou ainda com cerimônia em comemoração à associação do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP) na ABNT, com a presença do superintendente, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, ex-presidente do Inmetro. “Ao se associar à ABNT, o Instituto amplia sua participação no processo de normalização e garante acesso às normas técnicas que são utilizadas na prestação de serviços e fiscalização de produtos”, destacou o superintendente.