Cidade de SP testa ônibus elétrico da Marcopolo

Ônibus elétrico Marcopolo Attivi Integral (foto: divulgação).
Redução – 31.08.2023 – Duas versões do Marcopolo Attivi Integral passam por processo de homologação que envolve trajeto urbano 

A SPTrans (São Paulo Transportes), que gerencia o sistema de ônibus da capital paulista, está na fase final do processo de homologação do ônibus elétrico Marcopolo Attivi Integral. Serão duas versões a serem homologados para operar na cidade de São Paulo: eBásico e ePadron. A Marcopolo diz que o processo é importante porque a SPTrans é uma referência nacional para diversas outras cidades. 

A homologação está prevista para ser realizada entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, para a versão eBásico, e entre os dias 25 e 29 de setembro para a versão ePadron. Serão quatro testes que envolvem o desempenho operacional, desempenho energético, segurança de frenagem e direção e o consumo e regeneração da bateria. O ônibus será testado em regiões da Zona Leste de São Paulo e na linha 6030-10 (Unisa – Campus 1/Terminal Santo Amaro), que tem cerca de 30 quilômetros de extensão. 

O modelo Attivi Integral, que pode ter até 13 metros de comprimento total, possui chassi Low Entry, equipado com motor elétrico de potência máxima de 350 kW e torque de 3.300 Nm. Outras características importantes são os eixos dianteiro e traseiro ZF, suspensão a ar, sistema de freios Knorr e baterias CATL com capacidade de 396 kWh e autonomia entre 250 e 280 km (dependendo das condições de utilização). 

Para maior conforto e segurança dos passageiros, conta com carregadores USB, sistemas de ar-condicionado incorporado ao sistema de refrigeração das baterias, de áudio interno, com preparação para a instalação do microfone, e sistema de câmera de ré com sirene e monitor no painel do motorista, além de câmera interna de segurança com gravação. Possui espaço reservado para PcD e assentos preferenciais, iluminação interna toda em LED, faróis e sinaleiras traseiras em LED e cabine de separação para o motorista.