38% das máquinas e equipamentos industriais estão no fim do ciclo de vida

Redação – 05.09.2023 – Dados da CNI apontam que ciclo de vida de equipamentos é de, em média, 14 anos 

Segundo estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em junho deste ano, 38% das máquinas e equipamentos industriais em uso estão próximos ou já ultrapassaram seu ciclo de vida ideal, que em média é de 14 anos. Essa constatação acende um alerta em relação aos riscos que equipamentos defasados podem trazer, não somente aos negócios, mas também aos operadores dessas máquinas. 

Para Fernanda Braga, gerente administrativa da Associação de Profissionais de Agrimensura e Topografia (APAT), o cenário indica pouca reposição de equipamentos por produtos mais novos. A recomendação, nesses casos, é o investimento em serviços de assistência técnica e proteção que assegurem reparo e conserto, além da substituição em casos de quebra. 

Fernanda comenta ainda que esse tipo de serviço também deve ser aplicado em equipamentos mais novos. “É importante frisar que esses serviços são essenciais para assegurar aos profissionais maior segurança na operação e bons resultados no trabalho. Ter uma assistência técnica e um serviço de proteção assegura a troca do equipamento, consertos, entre outros benefícios”, explica a gestora.