PPP de iluminação pública cria empregos verdes em Uberlândia

Redação – 05.09.2023 – Engie gerou mais de 60 empregos sustentáveis por meio da PPP da iluminação pública 

A parceria público-privada (PPP) de iluminação pública de Uberlândia (MG) gerou 64 “empregos verdes” em três anos. Considerando vagas diretas e indiretas, a Engie, responsável pelo projeto, atualmente conta com 24 empregados atuando no sistema green job. 

O emprego verde é uma iniciativa criada com o intuito de buscar uma sinergia entre o mercado de trabalho, a produção de energia e os temas ambientais, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). É uma forma de promover uma transição socialmente justa para uma economia mais sustentável, capaz de gerar trabalho em atividades econômicas consideradas “verdes”. 

Dos empregos gerados na PPP de Uberlândia, a maior parte se destina às funções operacionais, onde um dos serviços realizados é a substituição das lâmpadas comuns pelas de LED por toda a cidade. Essa substituição faz parte do projeto de eficiência energética aplicado na cidade, por meio da PPP de Iluminação Pública.  

As novas lâmpadas, por serem 80% mais eficientes, podem reduzir o consumo de energia do parque de iluminação em mais de 50% e durar quase quatro vezes mais que as luminárias convencionais, podendo funcionar por 102 mil horas. Além disso, com a troca das 90 mil lâmpadas em Uberlândia, a previsão é de que haja uma redução de cerca de 2 mil toneladas de gás carbônico por ano. 

A modernidade dos LEDs também dispensa a utilização de mercúrio nas lâmpadas, minimizando o possível impacto negativo ao meio ambiente no momento do descarte. Por fim, o alumínio e o plástico das luminárias podem ser quebrados e transformados, nas usinas de reciclagem comercial. 

Hoje, o Brasil responde por 10% de todos os empregos verdes no mundo, ocupando a segunda colocação entre os maiores empregadores da indústria de geração de energia renovável, segundo o IRENA (The International Renewable Energy Agency).