AES e Senai formam mulheres para operar parques eólicos

Formação da turma de mulheres no Senai-RN (foto: divulgação).
Redação – 05.09.2023 –73 mulheres foram capacitadas e vão passar por seleção para trabalhar em parque eólico da AES no Rio Grande do Norte 

Com o objetivo de aumentar a participação feminina na operação de parques eólicos do estado do Rio Grande do Norte, a AES Brasil e o Senai-RN formaram 73 mulheres especialistas em manutenção e operação. A parceria entre as instituições, que durou seis meses e forneceu aulas de forma gratuita, é inédita e considerada um marco para a indústria. 

A partir de agora, as alunas concluintes do curso participarão do processo de seleção para compor a equipe do Complexo Eólico Cajuína (RN), pertencente à AES, que assim como o Complexo Eólico Tucano (BA), serão os únicos 100% operados por mulheres em todo o Brasil. 

O Complexo Eólico de Cajuína começou a ser construído em 2022 e é o terceiro operado pela AES no Rio Grande do Norte. Quando finalizado, poderá chegar a uma capacidade instalada total de 1,4 GW. O início da operação está previsto para o segundo semestre de 2023.