EDP lança programa de inovação atrás de soluções para setor de energia

Redação – 12.09.2023 – Startups selecionadas vão trabalhar com especialistas da EDP em todo o mundo no desenvolvimento de negócios e projetos-piloto 

A EDP anunciou uma nova edição do Energy Starter, seu programa global de inovação colaborativa que busca startups e empresas tecnológicas de rápido crescimento (scaleups). A intenção é encontrar soluções disruptivas para acelerar o desenvolvimento áreas estratégicas para o futuro da energia. As inscrições para o primeiro módulo, dedicado aos desafios de Redes do Futuro, estão abertas até 24 de setembro pelo site do Energy Starter. 

Após o período de avaliação, que inclui um pitch online, as empresas selecionadas neste primeiro módulo serão levadas para participar de um bootcamp em Santander, na Espanha, entre 28 e 30 de novembro. Lá, terão a oportunidade de apresentar suas ideias e discuti-las com especialistas da EDP de diferentes unidades de negócio e países para definir o escopo de projetos-piloto e as soluções de negócios a serem testadas. 

As startups que participarem do programa terão, também, contato com um grupo de mentores e especialistas que, além de apoiarem o desenvolvimento de testes em conjunto com a EDP, darão feedback para aperfeiçoar produtos e serviços. Além disso, terão acesso a potenciais apoios financeiros e à experiência e networking da EDP Ventures, o veículo de investimento em startups da EDP que já investiu mais de R$ 300 milhões em startups ao redor do mundo. 

Redes do futuro 

Nesta primeira fase, a EDP procura empresas e soluções que contribuam para que ela inove em desafios da distribuição de energia e redes do futuro, desde a produção até o consumidor final. A ideia é mapear e investir esforços para modernizar infraestruturas existentes e explorar novas vias de crescimento. Os projetos devem responder a desafios relacionados, principalmente, a Gestão da Vegetação, Gestão de Ativos, Flexibilidade da Rede, Segurança e Saúde, Impacto Ambiental e Jornada do Cliente 2.0. 

As redes elétricas são uma área de crescimento estratégico para a EDP, com previsão de um investimento global de cerca de 4 bilhões de euros (representando 15% do investimento bruto total de 25 bilhões de euros) entre 2023-2026, de acordo com o último Plano de Negócios divulgado pela empresa. 

Energy Starter 

Aberto a todos os países, o Energy Starter procura os projetos mais inovadores e disruptivos que promovam novas soluções para acelerar a transição energética. Além deste primeiro módulo dedicado às redes do futuro, o programa prevê mais dois módulos: um sobre Energias Renováveis e Hidrogênio Verde e um último sobre Soluções para Clientes e Mobilidade Elétrica 

Ao longo das últimas sete edições do Energy Starter, a EDP fechou parcerias com 183 startups de 27 países, desenvolvendo em conjunto 70 projetos-piloto e 27 rollouts (integração de um novo produto ou serviço no mercado). Esses projetos envolveram um investimento total de 23 milhões de euros.