Concessionária assume operação do Aeroporto Internacional de Belém

Redação – 13.09.2023 – Norte da Amazônia Airports será responsável pelo empreendimento pelos próximos 30 anos, junto com o terminal de Macapá 

A Norte da Amazônia Airports (NOA), concessionária formada por Socicam e Dix Empreendimentos, assumiu, a partir desta segunda-feira (4), a responsabilidade pela administração e operação do Aeroporto Internacional de Belém/Van-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro, localizado na capital do estado do Pará. Com 30 anos de duração, a concessão compreende operação, exploração e investimentos para elevar os níveis de eficiência do empreendimento.   

Com a vitória com lance de R$ 125 milhões no leilão do Bloco Norte II de aeroportos durante a sétima rodada de concessões da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), realizado em 18 de agosto de 2022, a NOA também tem a responsabilidade de administrar o Aeroporto Internacional de Macapá, no Amapá. Ao todo, os dois contratos preveem a realização de investimentos na ordem de R$ 875 milhões em melhorias de infraestrutura e ampliação de serviços.  

O processo para assumir a operação dos aeroportos foi longo, mas concluído em Macapá em 4 de agosto e, agora, em Belém. A NOA liderou o Comitê de transição com participação de representantes das comunidades aeroportuárias, alinhando responsabilidades e apresentando os responsáveis de todas as áreas, garantindo a continuidade das operações sem interrupções, tudo conforme planejado no Plano de Transferência Operacional (PTO) em parceria com as equipes da Infraero.