Microsoft vai comprar R$ 1 bi em energia renovável no Brasil

Redação – 14.09.2023 – Acordo fechado com a AES Brasil vai garantir energia eólica pelo prazo de 15 anos 

A Microsoft vai contratar energia renovável da AES Brasil pelo prazo de 15 anos, com início em julho de 2024. A energia será gerada pela AES Brasil a partir do Complexo Eólico Cajuína, que está em desenvolvimento no Estado do Rio Grande do Norte, e entrará em operação ainda neste ano. 

O projeto com a Microsoft possuirá 154 MW de capacidade eólica instalada, suficiente para gerar energia correspondente ao consumo de cerca de 250 mil residências. Com o contrrato, a Microsoft espera evitar a emissão anual de 28,7 mil toneladas de gases de efeito estufa (GEE). O investimento total é de aproximadamente R$ 1 bilhão. 

Esse é o primeiro contrato no Brasil entre as duas empresas e expande um relacionamento global para o fornecimento de energia renovável já existente. A AES diz que esse contrato apresenta características muito particulares no que diz respeito às melhores práticas ESG. As condições técnicas e comerciais dessa operação permitiram à Microsoft simplificar a gestão do contrato, ao replicar as melhores práticas já aplicadas em outros países. 

Essas e demais iniciativas – como a operação e manutenção do Complexo, que será realizada localmente 100% por mulheres – estão conectadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Na prática, alinhada a essa meta, a AES Brasil trabalha para que os clientes evitem a emissão de 528 mil tCO2 ao ano a partir de 2025.