Climatempo lança módulo de previsão de vento para setor eólico

Redação – 19.09.2023 – A novidade faz parte do sistema SMAC e passa a entregar informações que preveem comportamento de ventos em diferentes alturas e localidades 

A Climatempo, empresa de consultoria meteorológica e previsão do tempo, está ampliando o escopo do Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo (SMAC) para abarcar a previsão de vento. A ideia é fornecer dados para usinas de energia eólica terem maior previsibilidade sobre o retorno de seus investimentos. 

O sistema passa a oferecer previsões de vento corrigidas com os dados do aerogerador em diversos níveis de altura, histórico de dados robusto com hindcast (modelo estatístico de previsão) próprio, além da previsão de geração eólica. O serviço chega para atender empreendedores de parques eólicos, como os das regiões Nordeste e Sul do País, consultorias e qualquer empresa que necessite de dados de medição e previsão dos ventos. 

A novidade chega com o módulo Wind, dentro do SMAC, que permite aos usuários mais controle sobre o planejamento energético dentro da ferramenta. Também há uma extensa base de dados histórica, modelada e calibrada para o Brasil, segundo a Climatempo. 

A empresa lembra que o setor de energia eólica vem crescendo aceleradamente no Brasil ao longo dos últimos anos e observou que a falta de dados históricos de qualidade, principalmente para análise de novos projetos e o uso de poucos modelos tradicionais na previsão de vento, tem se refletido na procura por serviços que gerem mais valor e confiabilidade a este tipo de informação. 

Antes do lançamento, essa ferramenta era oferecida pela Climatempo de forma pontual e dependia da atuação direta de um meteorologista. Em casos muito específicos, era necessário dispor de um profissional para fazer análises em regimes de 24×7. Para tornar o acesso a esse tipo de informação universal e menos dependente da intervenção humana, a Climatempo desenvolveu uma solução que pode ser utilizada por qualquer empresa que necessita de dados de medição e previsão dos ventos. 

Como funciona 

A Climatempo explica que, por meio do módulo Wind, o usuário da plataforma SMAC terá acesso a uma visão detalhada da previsão de vento, nas alturas dos aerogeradores, utilizando o melhor modelo baseado nos dados observados e medidos no parque eólico. 

Ainda que, por algum motivo, o parque eólico não possa compartilhar os dados observados de forma automática, o hindcast da Climatempo conta com performance bem acima das reanálises atuais, diz a empresa. Assim, todo o setor poderá usar essas informações para proteger seus ativos, melhorar o planejamento operacional e até mesmo trabalhar de forma preditiva na manutenção de equipamentos, evitando paradas não programadas. 

Já integrado à plataforma SMAC, o módulo Wind utiliza tecnologia de machine learning para realizar a previsão de ventos com base na metodologia “best-model” e conta ainda com correção de informações a partir de dados dos clientes (dados observados). Entre as funcionalidades disponíveis, o Wind oferece: 

  • Previsão de vento assertiva em diferentes altitudes. 
  • Previsão de geração para parques eólicos. 
  • Informações qualificadas e assertivas sobre ventos, com foco na segurança de trabalhadores em campo. 
  • Possibilidade de utilizar dados observados fornecidos pelos próprios clientes, para aprimorar a previsão desenvolvida. 
  • Previsão assertiva que ajuda na maior eficiência no planejamento das atividades de Operação e Manutenção (O&M) de ativos eólicos. 
  • Envio de alertas em tempo real sobre a ocorrência de descargas atmosféricas e precipitação intensa no local de interesse do cliente.