Evento reúne setor da construção metálica com altas expectativas de investimentos

Redação – 19.09.2023 – Construmetal 2023 acontece dia 21 de setembro no Allianz Parque e traz otimismo gerado por leilões de transmissão de energia 

O Construmetal, agora organizada pela Francal Feiras, está marcada para acontecer dia 21 de setembro em São Paulo (SP), no Allianz Parque, obra toda feita em aço. O evento promete ser o maior encontro do setor da construção em aço da América Latina e, segundo a Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), realizadora do encontro, a expectativa é reunir um público de 500 pessoas. 

O setor tem previsão de grande crescimento nos próximos anos em virtude dos grandes leilões de transmissão de energia elétrica que acontecem este ano e em 2024. As estruturas metálicas das linhas de transmissão são feitas de aço e a expectativa é de que o setor precise fornecer em torno de 300 mil toneladas de aço. Com isso, os investimentos podem chegar a R$ 50 bilhões. 

Com o tema central “Tecnologias de Última Geração na Construção em Aço”, o congresso deste ano terá cinco painéis e 26 palestrantes que discutirão sobre as principais atualizações do mercado. O Construmetal também terá um espaço dedicado às sessões técnico-científicas. Ao todo, serão apresentados 33 projetos de empresas ou trabalhos acadêmicos ligados à construção em aço. Na feira de exposições estão previstos 13 expositores.   

Horário Steinmann, presidente da ABCEM, afirma que o objetivo do Construmetal é promover a expansão do setor de forma inovadora, forte e competitiva. “Os consumidores estão cada vez exigentes. Querem rapidez e processos mais sustentáveis em suas obras. E a construção metálica tem tudo isso para oferecer. Vamos mostrar que temos uma indústria em constante desenvolvimento e com muitas inovações em andamento”, resume.   

Congresso 

O congresso contará com a participação de Uallace Moreira Lima, secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que falará sobre o programa Construa Brasil no último painel do dia, cujo tema é “Perspectivas e Oportunidades para a Indústria da Construção Civil”. Neste mesmo painel, também haverá a participação de Armando Júnior, secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo. 

E na abertura oficial do evento, às 9h, estarão presentes Felicio Ramuth, vice-governador do Estado de São Paulo; Marcos Penido, secretário-executivo de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo e Marcos Monteiro, secretário municipal de Infraestrutura e Obras de São Paulo.    

Ulysses Nunes, diretor executivo da ABCEM, comenta que o congresso irá debater os temas mais importantes para o setor no momento. O primeiro painel trará as recentes inovações em Building Information Modeling (BIM) e como as pequenas e médias empresas podem se adaptar às transformações digitais do mercado, como a adoção de inteligência artificial, robotização, internet das coisas e realidade virtual e aumentada. 

Carlos Costa, diretor da divisão regional da Trimble Brasil, empresa que oferece soluções para melhorar a produtividade no setor da construção, é um dos palestrantes do primeiro painel. Ele mostrará as novidades da empresa em relação aos diferentes usos do BIM e a conectividade que o sistema está proporcionando na elaboração e gestão de projetos.  

O segundo painel terá como foco o tema “Pesquisa e Desenvolvimentos e as Novas Profissões”. Segundo Ulysses Nunes, o objetivo é discutir o que precisa ser feito para que a grade educacional das universidades se adeque às transformações digitais que estão ocorrendo no segmento. 

O painel 3, cujo tema é “Tecnologias para o aumento da produtividade, integração dos sistemas e sustentabilidade na construção civil” tem como objetivo discutir como os diferentes sistemas da construção industrializada podem trabalhar em conjunto e quais são os desafios para que isso aconteça.   

Este bloco vai contar com a participação de um convidado internacional, o engenheiro Enrico Mangoni, professor de Projetos das Estruturas e Reabilitação das Construções Existentes da Universidade de Florença, na Itália, e presidente da empresa de engenharia Studio Mangoni.  

O evento é patrocinado pela ArcelorMittal, Metasa, Usiminas e outras 25 empresas do setor e voltado aos profissionais de empresas que atuam em infraestrutura, construção civil, estruturas metálicas, engenheiros, acadêmicos e estudantes da área.