Nokia e ALE vão implementar rede backbone em projeto ferroviário de Paris

Redação – 19.09.2023 – Rede IP/MPLS vai atender 200 quilômetros de novos trilhos e permitir monitoramento por IoT em cinco linhas de metrô 

A Alcatel-Lucent Enterprise e a Nokia formaram uma parceria para fornecer rede ao Grand Paris Express, um dos maiores projetos de metrô da Europa. O desafio será conectar os 200 quilômetros de novos trilhos que criarão quatro linhas adicionais ao redor de Paris (linhas 15, 16, 17 e 18) e ampliarão a linha 14 existente. Além disso, 68 novas estações de metrô serão construídas, ajudando a criar novos centros urbanos sustentáveis nessas localidades. 

As duas empresas combinaram suas ofertas para fornecer infraestrutura de missão crítica que inclui uma rede backbone de alta velocidade multisserviço IP/MPLS da Nokia. Também há um conjunto de roteadores para atender a todos os requisitos de operação e manutenção do Grand Paris Express. 

A rede LAN OmniSwitch da Alcatel-Lucent Enterprise será implementada em estações e em ambientes industriais remotos para gerir a videovigilância e o controle da qualidade do ar remotamente, por meio de sensores de Internet das Coisas (IoT). Essa estrutura aumenta a eficiência, melhora a segurança e a experiência dos passageiros, além de fornecer dados operacionais em tempo real. A comunicação entre o centro de controle centralizado e as estações, linhas e depósitos automatizados também é fundamental para as operações e manutenção diárias. 

Para os 2 milhões de passageiros diários que são esperados por essa nova malha viária, o sistema de comunicações promete níveis de serviço superiores, com emissão de bilhetes intuitiva e serviços digitais melhorados como, por exemplo, maior conectividade. O projeto é de longo prazo e deve ser entregue até 2035.