PPP de iluminação pública de Petrolina recebe certificações ISO 

Redação – 19.09.2023 – Projeto recebeu as ISO 9001 e ISO 14001, que reconhecem a eficiência dos sistemas de gestão ambiental e qualidade do trabalho 

A parceria público-privada (PPP) de iluminação pública de Petrolina (PE) recebeu duas certificações internacionais, que reconhecem a implementação de efetivos sistemas de gestão ambiental (ISO 14001) e qualidade do trabalho (ISO 9001). O serviço é prestado pela Engie desde 2021. 

A auditoria de certificação aconteceu em duas etapas, durante os meses de julho e agosto. No primeiro estágio, foram verificados os processos da empresa e análise de documentação. Na segunda fase, verificou-se, presencialmente, o atendimento aos requisitos das normas ISO e normas internas da empresa. 

Além de equipes de campo selecionadas de forma amostral, foram avaliados o processo operacional principal de manutenção da iluminação pública, estoque, gestão do contrato, compras, pessoas e cultura, Excelência Operacional, TI e EHS (Meio Ambiente, Saúde e Segurança). 

Para a Engie, as certificações são reconhecimento da qualidade do sistema de gestão implementado pela empresa, com processos bem estruturados e documentados. A ISO 9001, em específico, comprova o compromisso da empresa com o serviço prestado, afirma a Engie. 

O que são as certificações da ISO 

O ISO é um sistema internacional de certificação que tem como objetivo promover a padronização de produtos e serviços, utilizando normas internacionais para melhoria contínua do processo produtivo. 

A ISO 14001 define os requisitos para um sistema de gestão ambiental eficaz. Ajuda as organizações a identificar, controlar e reduzir seus impactos ambientais, promovendo a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente. 

Já a ISO 9001 estabelece os requisitos para um sistema de gestão de qualidade, que ajuda as organizações a fornecerem produtos e serviços consistentes e de alta qualidade, atendendo às necessidades e expectativas dos clientes. No Brasil, a concessão desses títulos é fiscalizada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). 

As certificações são como uma comprovação de qualidade e eficiência do trabalho realizado pela empresa. Em Petrolina, elas também estão entre as obrigações do contrato da PPP e fazem parte do Sistema de Medição de Desempenho (SMD), que avalia os indicadores contratuais.