Cachoeiro do Itapemirim fecha PPP de iluminação pública e vai aumentar pontos de luz

Redação – 27.09.2023 – Concessionária Iluminatek promete quase 5 mil novos pontos de luz e redução de 60% do consumo de energia 

A cidade de Cachoeiro de Itapemirim (ES) assinou um contrato de Parceria Público-Privada (PPP) para a modernização e expansão do sistema de iluminação pública da cidade. O número de pontos de luz será ampliado de 18.556 para 23.079, além da expectativa de reduzir o consumo de energia em 60%. A infraestrutura também permitirá a implantação de diversos outros serviços públicos, como Wi-Fi, fibra óptica e videomonitoramento. 

O consórcio vencedor da concessão foi o Iluminatek Luz de Itapemirim, formado pelas empresas Tradetek Soluções em Iluminação Pública e Infraestrutura LTDA, que é também a fabricante das luminárias led Argos mais eficientes e com maior vida útil do mercado nacional, e a empresa Endeal Engenharia e Construções LTDA. O consórcio apresentou a menor contraprestação mensal, uma proposta que representa um deságio de 68%, totalizando R$ 248.300,74, com vigência de contrato de 13 anos. 

Segundo o diretor-presidente do consórcio Iluminatek, Renato Araujo, as luminárias Argos que serão utilizadas na modernização são as mais modernas disponíveis no portfólio, com a melhor eficácia e vida útil, aumentando a segurança e a qualidade de vida para a população. 

As luminárias são preparadas para acoplar outros serviços de cidades inteligentes, como gestão remota. O consórcio promete implantar um Centro de Controle e Operação (CCO) para monitorar de forma remota todo o sistema de iluminação da cidade. 

O início da operação está previsto para 2024. Nos dois primeiros anos, o consórcio fará o cadastramento ponto a ponto de toda cidade, e a instalação e modernização do parque de iluminação, inclusive no interior de Cachoeiro. A promessa é não ter mais pontos escuros na cidade. 

A fiscalização dos serviços ficará sob responsabilidade da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Cachoeiro de Itapemirim (Agersa).