Los Angeles usa análise de dados para prever demanda por eletricidade

Redação – 28.09.2023 – Empresa de água e energia da cidade adotou SAS Energy Forecasting para ter mais assertividade na gestão de energia 

Diante da grande incerteza causada por condições climáticas extremas, as empresas de energia precisam de previsões precisas sobre a demanda dos clientes e um melhor gerenciamento de suas infraestruturas. Los Angeles, nos Estados Unidos, por exemplo, é uma cidade que enfrenta de cúpulas de calor e fluxos atmosféricos a incêndios florestais e tempestades tropicais.  

Por isso, o Departamento de Água e Energia de Los Angeles (LADWP) precisava avaliar melhor o impacto de condições climáticas extremas sobre a demanda dos consumidores. Com mais de 8.000 megawatts de capacidade líquida confiável, 1,55 milhão de consumidores de eletricidade e 681 mil de água, o LADWP é o maior fornecedor municipal de utilities do país. 

O LADWP optou pelo SAS Energy Forecasting para ajudar gestores, planejadores e engenheiros a avaliar o impacto das mudanças climáticas e cenários climáticos futuros. “A inteligência artificial e a análise avançada do SAS estão nos ajudando a planejar a demanda e a distribuição a curto e a longo prazo”, diz Bingbing Zhang, analista de dados do LADWP. 

A solução do SAS substituiu aplicativos legados desatualizados por modelos alimentados por IA e analytics, que preveem picos de demanda e apresentam previsões mais precisas. O analista diz que a adoção do SAS Energy garantiu previsões mais precisas, o que reflete em decisões assertivas e serviço mais confiável para a população. 

Como funciona a análise de dados do Energy 

O setor de utilities pode melhorar suas previsões sobre a demanda de consumidores e empresas criando modelos mais precisos, diz o SAS. Os modelos analisam grandes quantidades de dados operacionais, meteorológicos e de uso de diversas fontes, incluindo medidores inteligentes e outros dispositivos conectados. Além disso, também analisam requisitos regulatórios e novos fatores, como a maior demanda para a recarga de veículos elétricos. 

Os analistas de empresas de utilities precisam determinar como os clientes usarão a energia e planejar as operações com base nesses possíveis usos. O SAS Energy Forecasting os ajudam a acompanhar, automaticamente, a precisão do modelo e a atualizá-lo facilmente à medida em que as condições mudam – desde perspectivas de curto prazo até as de longo prazo. 

O SAS ainda lembra que, com a inclusão de fontes renováveis e outras novas fontes de energia em suas redes, os provedores de utilities, assim como as cidades inteligentes, precisam de previsões bem-informadas sobre a demanda, seja para as próximas horas ou para os próximos 20 anos.