CPQD inaugura nova área de inovação com foco em conectividade e energia

Apresentação do Núcleo de Evolução Tecnológica do CPQD.
Redação – 03.10.2023 – São dois novos laboratórios que vai trabalhar em projetos próprios do CPQD e de demandas de clientes 

O CPQD inaugurou hoje (2/10) um novo espaço voltado à pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de conectividade e energias renováveis. Chamado de Núcleo de Evolução Tecnológica, a novidade contempla dois novos laboratórios localizados na sede da empresa em Campinas (SP), que vão desenvolver projetos integrados para clientes e de iniciativa própria do CPQD. 

Ao custo de R$ 12 milhões de caixa próprio do CPQD, o foco será trabalhar tecnologias de redes privativas e de Open RAN no laboratório de conectividade, enquanto o de energias renováveis vai desenvolver tecnologias para baterias e em eletromobilidade, principalmente em eletropostos para veículos elétricos. 

Frederico Nava, diretor de Tecnologia e Novos Produtos do CPQD, explica que a criação do Núcleo atende uma demanda de mercado, tanto que os dois laboratórios já nascem com produtos em fase de demonstração. Ele afirma que os projetos cresceram 30%, puxados por empresas privadas que procuram o CPQD para resolver desafios tecnológicos e também pelo governo, com editais e programas de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de ministérios e da Embrapii. 

Durante a cerimônia de inauguração, Sebastião Sahão Junior, presidente do CPQD, destacou que o CPQD não inova apenas para seus clientes, mas também para colocar o Brasil na vanguarda da tecnologia. “Com o Núcleo de Evolução Tecnológica, contribuímos para a criação de empregos e a capacitação de profissionais para atuar em projetos de alta tecnologia em conectividade, por exemplo para atender às demandas das redes do futuro, e em soluções de energia voltadas às novas necessidades de um mercado cada vez mais comprometido com a sustentabilidade.” 

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que também participou da solenidade, destacou que o CPQD é a prova de que os recursos de fundos, como o Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), estão retornando para a sociedade. “São recursos fundamentais em duas áreas onde o Brasil pode se destacar.” 

Iniciativas do Núcleo 

Um exemplo de projeto que o CPQD já está implementando com o apoio do Funttel e da Finep tem como objetivo levar conectividade a escolas públicas em áreas que não dispõem de energia elétrica. Para isso, a ideia é instalar uma infraestrutura de energia – usando painéis fotovoltaicos e baterias para armazenar a energia gerada – que irá alimentar os equipamentos de telecomunicações, como modems satelitais, roteadores e Wi-Fi, a serem instalados nas escolas. 

Como essa infraestrutura estará em locais remotos, em geral de difícil acesso, o projeto prevê o desenvolvimento de tecnologias de monitoramento e gerência a distância, utilizando recursos de Inteligência Artificial. Esse caso de uso já teve um piloto bem-sucedido implantado em uma comunidade indígena de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. 

Além de atender às demandas de projetos do CPQD, o Núcleo de Evolução Tecnológica também irá dar suporte a startups apoiadas pelo Ventures CPQD – venture builder de base tecnológica lançado neste ano pela organização. A iniciativa prevê que as startups selecionadas dentro das quatro Teses de Inovação do Ventures – Agronegócio sustentável, Saúde acessível a todos, Indústria do futuro e Energia mais limpa – poderão utilizar a infraestrutura laboratorial do CPQD para o desenvolvimento de seus projetos.  

“Dessa forma, também estaremos contribuindo para acelerar o processo de amadurecimento das startups apoiadas pelo Ventures. E como o Parque Tecnológico do CPQD faz parte do ecossistema de inovação do estado de São Paulo, a infraestrutura do novo Núcleo de Evolução Tecnológica será um recurso valioso de apoio a projetos de P&D&I também de nossos parceiros e clientes”, conclui o Sahão Junior, do CPQD.