Biocombustíveis podem reduzir consumo de 30 bi de litros de diesel no Brasil

Redação – 03.10.2023 – Uso de biocombustíveis no setor de transporte pode fechar um gap de 71,6 milhões de toneladas de dióxido de carbono, aponta estudo da Oliver Wyman 

Ampliar o uso de biocombustíveis (principalmente etanol e biodiesel) no setor de transporte do Brasil, pode mitigar de 27,4 para 71,6 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente até 2030. Isso corresponde a mais de toda a emissão de um país como Portugal. A projeção consta em novo relatório da consultoria global de estratégia e gestão Oliver Wyman. 

O setor de transporte é um dos principais emissores de gases de efeito estufa (GEE). Substituir combustíveis fósseis por biocombustíveis pode ajudar o Brasil a fechar até 39% das metas do Acordo de Paris, contribuindo para os esforços nacionais e globais de mitigação das alterações climáticas. 

Incentivando o consumo de etanol e aumentando a proporção do seu consumo nos carros flex existentes, de 33% para 66%, o Brasil ampliará em 29% o consumo do biocombustível até 2030. Com isso, a redução seria de 11,6 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente (MtCO2eq), segundo estimativas da consultoria. 

Se isso ocorrer em ritmo acelerado e 100% dos motores flex consumirem etanol até 2030, e as vendas de veículos flex chegarem a 80%, o país pode diminuir 24,9 MtCO2eq, exigindo que a produção de etanol tenha 62% de participação no abastecimento de veículos leves. 

Já com o biodiesel, segundo o relatório, mantendo o ritmo atual, o uso de biocombustível pode chegar a uma mistura de 20% em 2030 (contra 15% em 2016). Isso representaria uma substituição adicional de 5% do diesel A, principal fonte de emissão de CO2 no País. 

De acordo com estimativas do relatório, os cenários propostos se implementados, podem reduzir o consumo de 30,4 bilhões litros de diesel até 2030. Em termos de emissões, essa mudança reduziria aproximadamente 7,1 MtCO2eq. 

Diesel Renovável 

Incentivar a produção de RD/HVO (óleo vegetal hidrogenado também conhecido como diesel verde) pode ter um importante benefício econômico e ambiental para o Brasil. Por exemplo, o mandato de mistura de 5% de RD/HVO em diesel diminuiria 7,2 MtCO2eq num cenário moderado, de acordo com o relatório. 

Num cenário acelerado, se o país implementar um mandato de 10% de HVO, isso aumentaria a demanda de RD/HVO para 5,8 bilhões de litros, equivalente a aproximadamente 8 novas biorrefinarias no país. Alguns players já estão aproveitando a janela de oportunidade RD/HVO e anunciando novas usinas, potencialmente levando a substituir 3,5% da demanda de diesel em 2030. 

Biogás 

O Brasil também é um dos países em que os números de biogás cresceram consideravelmente. Este biocombustível é particularmente popular entre os motoristas de alguns Estados do Sudeste do País, representando 3,5% da demanda de combustível do setor leve em 2021, consumindo o equivalente a 5,94 milhões de m³/dia de gás natural. Isso representou 6,3% de toda a demanda de gás natural do Brasil em 2021, segundo a ANP. 

Se 15% do biogás/biometano produzido for destinado ao setor de transporte, isso representaria 2,4 milhões de m³ por dia, substituindo 42% da demanda projetada de GNL (gás em sua forma líquida), reduzindo 0,8 MtCO2eq de emissões de gases de efeito estufa. 

Em ritmo acelerado, o Brasil poderia atingir o benchmark da Agência Internacional de Energia (IEA) e destinar 30% do biometano ao setor de transportes e dobrar o impacto na emissão de gases do efeito estufa para 1,6 MtCO2eq.