Petrobras inicia exploração da Bacia Potiguar

Redação – 04.10.2023 – IBP aponta que iniciativa garante segurança energética para o Brasil enquanto a transição energética avança 

A Petrobras anunciou o início da exploração da área de Pitu, em águas profundas na Bacia Potiguar, a mais de 50 quilômetros do litoral do estado do Rio Grande do Norte, na região da Margem Equatorial brasileira. 

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), principal entidade que representa o setor no país, enxerga como positiva a decisão da estatal. Ele aponta que a iniciativa mostra que o país está no caminho certo para acompanhar a demanda crescente por óleo, gás natural e combustíveis nos próximos anos. E, dessa forma, garantir a segurança energética e a oferta de produtos enquanto a transição energética avança. 

O IBP defende uma convivência entre diferentes fontes de energia, seja óleo e gás, solar, eólica, biocombustíveis ou hidrelétrica. Por esse motivo, o instituto defende a continuação da produção de óleo e gás (O&G) em bases competitivas. 

Nesse contexto, o investimento em novos ativos como o campo de Pitu e a exploração de novas áreas, como o pleito para perfuração no bloco FZA-M-59, também na Margem Equatorial, são necessários não apenas para a reposição de reservas em fase de declínio, mas também para contribuir para o posicionamento do Brasil como líder mundial na geração de energia, o que atrairá ainda mais recursos ao país, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da economia brasileira. 

O desenvolvimento da Bacia Potiguar contribuirá também para que o setor de O&G seja ainda mais relevante para a economia brasileira. Atualmente, a indústria de óleo e gás representa cerca de 10% do PIB industrial e é o segundo item de exportação do País.