Infinera lança componentes plugáveis que aumentam capacidade de redes

Redação – 04.10.2023 – Solução ICE-X ganha novo componente que permite aumentar o desempenho de redes de acesso e metropolitanas; FiBrasil já está usando 

A Infinera, fabricante de soluções para redes ópticas, trouxe para o Brasil seu portfólio de componentes plugáveis que expandem a capacidade de redes de acesso e metropolitanas. O destaque é a linha de subconjuntos ópticos de transmissão-recepção de alto desempenho (TROSAs), um hardware capaz de miniaturizar equipamentos DWDM, trazendo mais capacidade de rede com menor CAPEX. O anúncio ocorreu durante o Futurecom 2023, evento realizado esta semana em São Paulo (SP). 

Os TROSAs recém-lançados são chips que integram o ICE-X da Infinera, a solução ponto-a-ponto e ponto-a-multiponto em redes de acesso, metropolitanas e regionais. O ICE-X é um pequeno equipamento que lembra um pendrive e pode ser conectado ao roteador e permitir transmissões de até 400G. 

De acordo com Alexandre Salomão, country manager da Infinera no Brasil, esse tipo de solução é bem interessante para operadoras neutras e provedores de Internet que atuam com o mercado de B2B ou oferecendo backhaul para ISPs menores. Redes que interligam data centers também podem se beneficiar da tecnologia da Infinera. 

O grande benefício é poder enviar velocidades diferentes para cada caso de uso, que é o chamado ponto-a-multiponto. Assim, de um mesmo equipamento, é possível atender diferentes perfis de rede, desde usuários comuns até conexões de antenas 5G, como explica Salomão. Isso traz menor CAPEX, já que diminuiu o número de equipamentos na rede, e, consequentemente, mais espaço e menos consumo de energia. 

FiBrasil e oportunidades no País 

No Brasil, a FiBrasil, operadora de rede neutra da Telefônica, já está usando o ICE-X na rede que atende o provedor SIM Internet, sediado em Palmas (TO). A tecnologia tem permitido estender a capacidade de redes G-PON com o ponto-a-multiponto e maximizar o retorno de investimento de redes de acesso. 

Salomão, da Infinera, explica que essa é apenas umas das aplicações da solução. Ele destaca que, com o crescimento de implementações do 5G, operadoras móveis têm utilizado o ICE-X para usar sua estrutura G-PON para conectar antenas 5G. Esse, inclusive, é um dos casos de uso que mais puxa o desenvolvimento da tecnologia da Infinera. 

Atualmente, estão disponíveis os subsistemas e plugáveis baseados em ICE-X 100G e 400G, com as soluções baseadas em 800G disponíveis no 1º semestre de 2024.