Nova regulamentação de drones facilita operação próxima a aeroportos

Redação – 05.10.2023 – Segundo Decea, número de solicitações para operar os equipamentos cresce 40% ao ano no País, o que contribui para a desburocratização dos processos 

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) fez algumas mudanças nas leis e regulamentações do uso de drones no espaço aéreo brasileiro. As alterações foram feitas no documento ICA 100-40 e têm como objetivo deixar as ações dos usuários mais fáceis e práticas. 

A medida visa agilizar as solicitações de voos, diminuir o tempo para recebimento de respostas e flexibilizar o uso de drones em locais próximos a aeroportos, desde que não comprometam a segurança das operações. Segundo informações divulgadas pelo Decea, o número de solicitações de voos de drones cresce 40% por ano no País. 

Para Rogério Neves, CEO da CPE Tecnologia, empresa que atua no mercado de soluções para geotecnologia e trabalha com drones, essa mudança era necessária. Ele aponta que o aumento do número de drones no espaço aéreo brasileiro exigia flexibilizações para que o uso do equipamento não fique limitado. 

O executivo afirma que “os drones são tecnologias utilizadas todos os dias por diversas profissões em vários setores. Com a evolução deles e a melhor adaptação das leis e regulamentações, poderemos ver ainda mais drones sendo utilizados”. 

A CPE Tecnologia usa drones para topografia. Equipados com um laser scanner, a empresa consegue ter mais precisão na leitura de áreas e agilizar o processo de coleta de dados. “Esse recurso pode ser utilizado em levantamentos topográficos, planialtimétricos e cadastrais, geração de modelos digitais de terrenos e elevações, modelos 3D e inspeção de estruturas, tornando o trabalho mais rápido e preciso, o que é benéfico para toda a cadeia produtiva.” 

Além dos setores de topografia, agrimensura e geotecnologia, os drones são comumente vistos nas áreas de construção civil, meio ambiente, mineração, projetos de engenharia, geologia, entre outros.