SP quer implementar 40 mil câmeras em programa municipal de videomonitoramento

Redação – 04.10.2023 – Metade serão de câmeras implementadas por empresas e comerciantes que serão integradas a sistema de monitoramento 

A Secretaria de Segurança Urbana da Prefeitura de São Paulo apresentou alguns resultados do Programa “Smart Sampa”. A previsão é chegar a mais de 40 mil câmeras integradas, sendo 20 mil da prefeitura e 20 mil da iniciativa privada e comerciantes na cidade de São Paulo até fevereiro de 2025. 

O programa teve início em agosto deste ano e até outubro, a previsão é de instalar 200 câmeras na região central inicialmente. Já para fevereiro de 2024, a previsão é de instalar 5 mil câmeras pelas regiões escolhidas na cidade de São Paulo. A intenção é utilizar as câmeras para identificação visual a fim de inibir e afastar a criminalidade com alertas de ocorrência em tempo real, além de dar respostas rápidas com dados gerados pela Central de Monitoramento. 

Com investimentos de cerca de R$ 9,8 milhões via consórcio, as câmeras serão distribuídas pelas regiões: 3.300 na região Central; 6.000 mil na Zona Leste, 3.500,00 Zona Oeste, 2.700 da Zona Norte e 4.500 na Zona Sul. A escolha das localidades será em pontos públicos estratégicos como entradas e saídas da cidade; próximos a escolas e pontos de saúde, em praças e parques e em locais que facilitem monitoramento urbano e do trânsito.  

Junto com as câmeras, a secretaria também destaca a contração de 1 mil guardas metropolitanos, com novos profissionais iniciando na academia para que até março de 2023. Também foram adquiridas cerca de 270 novas viaturas, 118 motos e drones para táticas especiais.