Sem mais leilões no radar, Fraport Brasil prefere investir nos aeroportos que já detém

Redação – 18.10.2023 – Concessionária de aeroportos em Fortaleza e Porto Alegre investiu R$ 3,6 bilhões em cinco anos 

Há cinco anos operando no Brasil, a Fraport Brasil, subsidiária da alemã Fraport AG Frankfurt Airport Services Worldwide, já investiu R$ 2 bilhões no aeroporto de Porto Alegre (RS) e R$ 1,6 bilhão no aeroporto de Fortaleza (CE). A empresa diz que ainda não recuperou a movimentação de passageiros pré-pandemia, mas está confiante no setor brasileiro 

Esse investimento é um reflexo da privatização do mercado aeroportuário. Andreea Pal, presidente da Fraport Brasil, entende que a política de privatização tem tido bastante sucesso desde 2011, mas, a curto prazo, não há novos projetos disponíveis. Com isso, acaba sendo mais interessante fazer melhorias e desenvolver a parte comercial dos terminais que a empresa já detém. 

“Investimos continuamente na infraestrutura aeroportuária, estamos sempre atentos à melhoria de serviço, como a troca das pontes de embarque que faremos em breve em Porto Alegre, por exemplo”, diz a executiva em entrevista à Airport News, que afirma que o crescimento da oferta comercial em ambos os terminais é prioridade para a empresa. “Desde 2019, incrementamos a área disponibilizada para locadoras de veículos em mais de 200% em Porto Alegre e mais de 100% em Fortaleza.” 

Tanto em Porto Alegre quanto em Fortaleza, Andreea diz que contratos foram assinados para o desenvolvimento de grandes centros logísticos. “E continuamos procurando parceiros para oferecer serviços complementares aos nossos clientes, como hotéis a uma distância curta a pé do Terminal, e postos de combustíveis para as locadoras”, complementa. 

Foco na prestação de serviços e ESG 

O aeroporto de Porto Alegre foi o vencedor do prêmio Aeroporto + Brasil 2023 – Satisfação Geral do Passageiro (categoria 5 a 10 milhões passageiros/ano), como destacou Andreea. Promovido pela SAC (Secretaria Nacional de Aviação Civil), a executiva destacou que a honraria é uma prova do empenho da empresa em prestar serviços de qualidade. 

A concessionária também quer reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 43% até 2030, 81% até 2040 e zerar as emissões até 2045. A empresa já adotou uma usina fotovoltaica que produz 100% da energia consumida pelo prédio administrativo da sede da Fraport Brasil, em Porto Alegre. Um sistema de reuso da água das torres de refrigeração do Terminal também já foi implantado. 

Além disso, a companhia faz ajustes como a troca para LED das luzes da pista, pátio e Terminal, e agora segue trocando também nas vias auxiliares. A médio prazo, a intenção é utilizar 100% de energia de fontes renováveis e fazer também uma substituição gradual para o uso de veículos elétricos. A partir de 2025, a expectativa é oferecer para as companhias aéreas geradores de 400Hz e ar-condicionado alimentado por eletricidade.