Copel adota tecnologia para se adequar à LGPD e lança portal da privacidade

Redação – 01.11.2023 – Distribuidora de energia no Paraná adotou Privacy Tools para dar maior controle dos dados à DPO e também maior transparência aos clientes 

Conforme uma pesquisa recente, 80% das empresas no Brasil ainda não têm seus processos totalmente alinhados à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para não fazer parte dessa estatística, a Companhia Paranaense de Energia (Copel), maior distribuidora do estado, investiu em tecnologia para conferir mais segurança e confiança aos seus titulares de dados. 

A Copel é um dos maiores grupos integrados de energia elétrica do Brasil. A empresa administra mais de 200 mil quilômetros de redes de distribuição e atende a mais de 5 milhões de clientes no Paraná. Com um número tão alto de ativos, a escolha foi por usar a plataforma da Privacy Tools, que oferece um sistema para auxiliar a DPO e se adequar à LGPD. 

Segundo Lilian Andrade, DPO da Copel, a plataforma Privacy Tools permite a gestão de atividades e boas práticas de privacidade e proteção de dados de forma integrada e centralizada numa única ferramenta. 

A partir da implantação, todos os clientes ou pessoas que possuem dados tratados pela Copel podem exercer seus direitos através do Portal da Privacidade, solução oferecida pela Privacy Tools. O objetivo da distribuidora de energia é promover mais transparência com segurança quanto aos direitos dos titulares de dados.  

Para a DPO da companhia, esse é um dos aspectos mais relevantes do projeto: “Podemos destacar especialmente a disponibilização do Portal de Privacidade no website da Copel, local em que os titulares de dados podem fazer uma requisição em formulário integrado na ferramenta”. 

Além disso, a Copel conta ainda com o Data Discovery integrado ao atendimento dos titulares de dados. Conforme Lilian diz, a agilidade junto ao consumidor é de fundamental importância para a companhia. “A ferramenta Data Discovery permite a localização dos dados pessoais de forma integrada aos sistemas da Copel, permitindo a resposta célere ao titular”, explica.