Programa Mar Sem Lixo avança para mais três cidades do litoral paulista

Redação – 13.11.2023 – São Sebastião, Bertioga e Guarujá são novas parceiras da ação pioneira para retirada de lixo do mar com apoio de pescadores

O projeto do governo paulista PSA Mar Sem Lixo, que remunera pescadores artesanais de camarão para a coleta de lixo do mar, foi ampliado e agora abrange, também, comunidades em mais três municípios: São Sebastião, Bertioga e Guarujá. Iniciativa da Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), em parceria com as prefeituras, o programa tem como objetivo expor, prevenir e combater o escape e o lançamento de lixo no oceano.

O projeto incentiva os pescadores de camarão para que coletem os resíduos trazidos nas redes e os acondicionem após a separação em recipiente apropriado. O volume é trazido para o continente onde recebe a destinação correta.

Os profissionais aderem voluntariamente e são remunerados pela quantidade que entregam. Os resíduos passam por avaliação visual e limpeza bruta, o peso é registrado, dividido pelo número de tripulantes da embarcação e, no fim de cada mês, é convertido em reais – até um limite de R$ 600 por profissional – e creditado individualmente no cartão alimentação cadastrado.

A iniciativa começou em Itanhaém, Ubatuba e Cananéia e já recolheu, no total, quase 3 toneladas de lixo do mar, sendo 90% em materiais plásticos. A destinação dos resíduos é feita pelas Prefeituras e Cooperativas de Catadores, parceiras fundamentais da iniciativa. Em paralelo, são realizadas atividades educativas em escolas e unidades de conservação, além de mutirões de limpeza de praias e mangues.

Lixo no mar

Estima-se que 12 milhões de toneladas de lixo são lançadas no mar por ano em todo o mundo. Os efeitos negativos do lixo marinho são documentados em mais de 1,4 mil espécies. Sabe-se que 90% das aves marinhas possuem fragmentos plásticos em seu estômago e que, no mínimo, mil tartarugas marinhas morrem todos os anos por ingestão de plástico ou emaranhamento de lixo.

Além disso, certa quantidade de microplástico é inevitavelmente absorvida por humanos ao se alimentarem de peixes, crustáceos e frutos do mar. Estudos recentes estimam que, em média, os seres humanos podem ingerir 0,1–5g de microplásticos semanalmente por meio de várias vias de exposição, em um cenário global.

A adesão ao PSA Mar Sem Lixo é feita por meio de cadastramento voluntário, que estará disponível até o dia 15 deste mês nas sedes das Áreas de Proteção Ambiental Marinha dos Litorais Norte, Centro e Sul, nas prefeituras participantes e nos Pontos de Recebimento de Resíduos do Mar (PRRM).