Termelétrica a gás natural no Pará terá apoio de R$ 1,8 bi do BNDES

Redação – 10.11.2023 – UTE Novo Tempo Barcarena terá capacidade instalada de 624 MW

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) contratou financiamento de R$ 1,8 bilhão para implantação de usina termelétrica a gás natural em Barcarena (PA). A UTE Novo Tempo Barcarena terá capacidade instalada de 624 MW e será apoiada por meio do BNDES Finem, em operação estruturada na modalidade Project Finance (projetos em que as garantias são o próprio ativo e o fluxo de caixa do empreendimento).

A estimativa é de que sejam gerados 1.128 empregos diretos e indiretos nas diferentes fases do projeto, que integra o Novo PAC, do Governo Federal. Os recursos do BNDES representam cerca de 65% do investimento total da Centrais Elétricas Barcarena S.A (CELBA 2), sociedade de propósito específico criada para implantação e operação da usina.

A termelétrica contará com uma turbina a gás e uma turbina a vapor, que compartilharão o mesmo eixo de geração, operando em ciclo combinado. A iniciativa abrange ainda a construção de uma linha de transmissão de aproximadamente cinco quilômetros de extensão para conexão da UTE ao Sistema Interligado Nacional de energia.

O BNDES argumenta que as termelétricas a gás são uma forma de fazer a transição energética, substituindo as termelétricas com geração a diesel e mantendo a estabilidade do sistema interligado brasileiro. O banco também destaca que cerca de 90% da geração elétrica brasileira é baseada em fontes limpas.

Complexo Barcarena

O projeto UTE Novo Tempo Barcarena faz parte do Complexo Termelétrico Barcarena, empreendimento do grupo New Fortress Energy que criar um polo de importação, armazenagem e escoamento de gás natural liquefeito importado no Porto de Vila do Conde, em Barcarena, às margens da Baía de Marajó.

Além de abastecer o Sistema Interligado Nacional por meio da usina termelétrica, o Complexo fornecerá gás para grandes consumidores da região, que, atualmente, operam com combustíveis que emitem maior quantidade de gases de efeito estufa, como o diesel.