Siemens cria solução 5G privada especificamente para indústria

Redação – 16.11.2023 – Solução já está em uso nas fábricas da Siemens e em clientes-piloto na Alemanha

A Siemens desenvolveu uma infraestrutura para que indústrias construam suas próprias redes 5G locais e privativas, que proverão suporte para aplicações de automação. A intenção é dar maior confiabilidade para aplicações como robôs móveis, logística autônoma e sistemas de transporte sem motorista em fábricas.

A solução foi criada especificamente para as necessidades dos clientes industriais. Ela consiste em um núcleo (core) 5G e uma rede de acesso de rádio (RAN). A RAN inclui a unidade central (CU), a unidade distribuída (DU) e as unidades de rádio (RUs). Diversos dispositivos 5G podem se conectar à infraestrutura 5G e se comunicar na rede privada. A solução 5G multifuncional também foi projetada para uso em ambientes industriais agressivos, como o setor de Óleo e Gás.

Antes do lançamento, a Siemens testou exaustivamente sua infraestrutura 5G privada em ambientes reais de produção, como na unidade de produção da Siemens em Karlsruhe, na Alemanha. Ao implementar e operar a rede protótipo em suas próprias unidades de produção, a Siemens pôde testar e refinar a tecnologia, assegurando, assim, que ela pode fazer frente aos requisitos dos ambientes de produção industrial e suportar aplicações industriais. A infraestrutura privada 5G da Siemens já está disponível na Alemanha e logo chegará a outros países.

Outras possibilidades para a tecnologia industrial sem fio 5G incluem o uso integrado de tablets conectados, óculos de realidade virtual e ferramentas inteligentes. Além disso, dispositivos de borda podem ser usados de forma flexível: por exemplo, em aplicações brownfield, onde é difícil instalar cabos. Ao contrário de outras tecnologias sem fio, as redes 5G privadas utilizam uma banda de frequência licenciada e podem, desta forma, operar sem interferências.