Rompimento de fibra óptica derruba serviços móveis na Região Norte

Redação – 17.11.2023 – Clientes da Claro foram os principais afetados, perdendo conexões móveis e até telefonia, mas clientes de outras operadoras também enfrentaram problemas

Na última quarta-feira (15/11), o rompimento de um cabo de fibra óptica em um trecho da BR 319, que liga Manaus (AM) à Porto Velho (RO) deixou cidades nos estados de Amazonas e Roraima sem serviços de telefonia móvel e internet móvel. Foram seis horas com indisponibilidade nos serviços citados para clientes da Claro, enquanto quem tinha linhas TIM ou Vivo também sofreram instabilidade, muito por causa da sobrecarga de demanda.

O fornecimento dos serviços foi retomado, mas apresenta inconsistências até o momento. A Associação Brasileira de Internet (Abranet) cobra ações, não apenas das operadoras que atuam na Região Norte, mas do governo e todos os entes envolvidos para a revisão da infraestrutura de telecomunicações dos estados de Amazonas e Roraima para que episódios dessa natureza não se repitam ou sejam recorrentes. Apenas em 2023, foram cerca de 20 apagões nos serviços de telefonia e internet móvel nos dois estados.

A Abranet destaca que esse cenário precisa mudar, já que o País tem promovido ações para ampliar a conectividade na região, como o Programa Norte Conectado, lançado em agosto pelo governo federal, que prevê a implementação de oito Infovias nos leitos dos rios amazônicos com investimentos totais na ordem de R$ 1,3 bilhão.

A associação ainda reforça a necessidade do incremento da infraestrutura e melhoria dos serviços de telefonia e internet móvel já que o impacto negativo de incidentes como esse são significativos para o comércio, para a indústria e demais segmentos da economia da Região Norte do País.