John Deere vai desenvolver motor a etanol para mercado agrícola

Redação – 17.11.2023 – Projeto global desponta como opção sustentável para motores de alta performance

A John Deere anunciou que está trabalhando um motor a etanol de 9.0L na Agritechnica 2023, principal feira mundial de máquinas agrícolas, realizada neste mês, em Hanover, na Alemanha. Por ser um combustível de alta octanagem, a fabricante diz ser uma opção viável para motores de combustão interna de alto desempenho.

Como o Brasil é um dos principais produtores de etanol do mundo a base de cana-de-açúcar, a nova solução da John Deere será amplamente focada no mercado brasileiro, que já conta com redes bem consolidadas de produção e distribuição, em razão do uso já difundido do combustível em veículos de passeio.

Segundo a empresa, a intenção é contribuir para uma agricultura cada vez mais produtiva e sustentável. O anúncio do motor a etanol vai ao encontro das metas globais de sustentabilidade divulgadas pela John Deere para 2026 e 2030, que abrangem não apenas as próprias emissões da empresa, mas também se concentram em ajudar a reduzir os insumos e as emissões de clientes e fornecedores.

Até 2026, a John Deere se compromete a:

  • Apresentar uma solução viável de motor de baixa/livre emissão de carbono;
  • Entregar um trator com sistema totalmente autônomo e elétrico ao mercado;
  • Desenvolver mais de 20 produtos elétricos e híbridos na divisão de Construção e Florestal;
  • Garantir que 100% dos novos produtos de pequeno porte, voltados para agricultura familiar e pequenas produções, estejam habilitados para conectividade, abrangendo 1,5 milhão de máquinas.

Além disso, a John Deere havia se comprometido a reduzir, até 2030, suas emissões de GEE de Escopo 1 e 2 em mais 50% em relação aos níveis de 2021. Atualmente, a companhia já ultrapassou a meta estabelecida globalmente para 2022, de 15%, e alcançou a redução de 29%.