TelCables dá mais um passo para criar seu mapa de conectividade no Brasil

Redação – 11.12.2023 – Empresa inaugurou mais um PoP no Centro-Oeste e começa a criar um corredor de conectividade com o Norte, Nordeste e Sudeste

A TelCables Brasil inaugurou um novo Ponto de Presença (PoP) em Cuiabá (MT). Além dele, Goiânia (GO) e Brasília (DF) também receberam novos PoP este ano (setembro e julho, respectivamente), que melhoraram a velocidade e a latência da Internet no Centro-Oeste e o acesso para a rede Internacional Global da Angola Cables, empresa da qual a TelCables é subsidiária.

A empresa também está criando um mapa de conectividade regional que vai ligar as principais capitais do Centro-Oeste e do Norte do Brasil ao Nordeste, via Fortaleza (CE), onde está localizado seu Data Center Tier III, o AngoNAP; e ao Sudeste, conectando-as a São Paulo e Rio de Janeiro. A intenção é agregar mais nós de conteúdo e pontos de presença à infraestrutura de backbone, com melhor capilaridade e cobertura de rede. Assim, há maior qualidade para clientes que regionalmente procuram conteúdo por via do acesso de baixa latência.

Além dos três Pontos de Presença recém inaugurados, para 2024, estão previstos Campo Grande (MS), Belém (PA) e Manaus (AM). Nesse sentido, a capital federal desempenha um papel importante na nova rede, pois será o ponto central da conectividade na região.

Mapa da Telcables mostra as atuais rotas da companhia e as futuras na linhas tracejadas (imagem: divulgação).

Por meio dessa nova rede de conectividade, as cidades do Centro-Oeste do Brasil já estão com velocidade e latências (tempo de resposta entre computadores e servidores) próximas às cidades da Europa e Estados Unidos, permitindo que as pessoas e as empresas tenham acesso a serviços e tecnologias com maior eficiência e diversidade.

A TelCables está fazendo parcerias locais para viabilizar a venda de serviços e produtos às operadoras de internet (ISPs) da região, chegando também ao mercado corporativo. Com isso, o braço nacional da Angola Cables pretende consolidar o mercado regional, de forma a atrair também provedores de médio porte e grupos financeiros.

Também estão sendo feitas ampliações e incrementos tecnológicos em seus cabos submarinos. O Monet, que liga o Brasil aos Estados Unidos (Fortaleza – Miami), por exemplo, passou por um upgrade no ano passado e hoje é o único capaz de ofertar 400 Gbps de tráfego ao mercado brasileiro, abrindo caminho para diversas inovações, como IoT e Nuvem de Borda.

A TelCables Brasil continuará operando na rede de infraestrutura da Angola Cables, por meio do AngoNAP e os cabos submarinos que ligam o Brasil ao resto do mundo (Monet, SACS e WACS), mas, agora, ampliará ainda mais sua oferta de produtos de rede e soluções digitais, principalmente nas novas regiões, para empresas de todos os segmentos e portes, governos etc.