Norsul se moderniza para manter relevância no mercado de cabotagem

Redação – 13.12.2023 – Fundada em 1963, companhia registra crescimento médio de 19% em faturamento nos últimos dez anos e mira em setores estratégicos, além de novas parcerias, para reforçar protagonismo no mercado

A Norsul completou 60 anos de atuação no transporte de cargas de norte a sul, abrangendo a costa brasileira e internacional. Como uma empresa de cabotagem 100% brasileira, a companhia possui a maior frota privada do País, com 21 embarcações próprias entre comboios oceânicos e navios. Além disso, opera cerca de 100 embarcações afretadas, com uma média de 850 viagens por ano. Agora, a empresa quer diversificar o negócio e alavancar o crescimento médio de 19% em receita bruta dos últimos dez anos.

Com um olhar atento ao mercado de navegação, que movimenta em média 200 milhões de toneladas ao ano, incluindo offshore, a Norsul vê espaço para crescer. Apenas no ano de 2022, a companhia transportou 28 milhões de toneladas de graneis secos e líquidos, com um market share de 48% em granel seco e com receita de R$ 2,2 bilhões no período. Setores como agro, energia, óleo e gás e siderurgia são focos estratégicos atuais da companhia, pois movimentam volumes expressivos nos principais corredores logísticos do País.

Uma das estratégias foi lançar uma joint-venture com a empresa alemã Hapag-Lloyd, a Norcoast, que vai oferecer serviços independentes e integrados de cabotagem de contêineres, com o início das operações previsto para o primeiro trimestre de 2024. Rodrigo Cuesta, diretor financeiro da Norsul, diz que a joint-venture Norcoast é um exemplo de como a Norsul projeta a inovação no negócio.

“Quando falamos de Norsul, estamos buscando ampliar nosso escopo de atuação e o primeiro passo que demos foi essa joint-venture. O apetite de investimento da Norsul no Brasil é crescer no setor de transporte aquaviário, complementando a oferta para nossos clientes atuais e futuros. Faz parte do nosso plano de crescimento trabalhar também com parcerias. Elas são importantes para acelerar e trazer segurança para novas operações”, reforça.

Outra parceria que deu certo é um investimento para otimizar eficiência energética nas embarcações, tecnologia desenvolvida junto à startup BioRen, de combate à bioincrustação, processo natural de colonização e crescimento de organismos em superfícies submersas. O projeto usa campos eletromagnéticos para evitar o crescimento marinho indesejado, sem agredir o meio ambiente. A solução é inédita no mercado.

Ponto importante também foi o aumento da presença feminina nos cargos de gestão, passando de 25% para 33% ao longo de quatro anos, um marco relevante em um mercado ainda predominantemente masculino. Além disso, a empresa reviu sua estrutura organizacional criando as áreas de Novos Negócios, Inteligência de Mercado, Relacionamento com o Cliente, Compliance e Jurídico, todas com foco em atuar na execução da estratégia de negócio.

Histórico

Nos últimos 20 anos, a Norsul inovou e trouxe ao Brasil o conceito de comboios oceânicos, projetando e construindo sua frota e assinando contratos de longo prazo. Em 2003, iniciou as operações do tráfego Caravelas, entre o sul da Bahia e o Espírito Santo. Por volta dessa época, começou a apoiar o Instituto Baleia Jubarte, além de buscar formas de orientar e treinar sua tripulação para evitar qualquer imprevisto com os animais, visto que as barcaças passam por Abrolhos, berço reprodutivo das baleias.

Em 2014, por meio de parceria com uma empresa chilena, entrou no mercado de transporte de líquidos. Desse movimento, a companhia desenvolveu expertise e permanece com oportunidades de expansão em diversos pontos da cadeia de valor, do alívio da plataforma até a cabotagem de derivados.

Em 2019, a Norsul se tornou a primeira empresa brasileira de navegação (EBN) a transportar cimento e clinquer, ao adquirir um cement carrier. O volume anual do transporte de cimento fica em torno de 250 mil toneladas por ano, um potencial de redução de 6.250 caminhões nas estradas. Em 2022, a Norsul deu início à rota de biocombustível do Paraná a Pernambuco.

Hoje, a empresa conta com bases de apoio no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina. Busca ampliar sua presença na cadeia logística dos clientes expandindo sua atuação e conectando outros modais à navegação para viabilizar o transporte de cargas de maneira eficiente.