ABB inicia testes de robô que instala explosivos em minas

Expectativa é que equipamento automatize a preparação de explosivos em minas, hoje feita por pessoas (foto: divulgação ABB).
Redação – 15.12.2023 – Equipamento já localiza furos e posiciona explosivos sem errar; em próximo teste, fará toda instalação de cargas e entregará comando da detonação a operador

A fabricante de robôs autônomos ABB disse ter concluído a primeira série de testes de campo de um equipamento projetado para instalar explosivos em minerações subterrâneas. Em comunicado, a organização afirmou que o equipamento conseguiu encontrar todos os furos de uma face rochosa em uma mina de zinco da mineradora Boliden. perto da capital sueca Estocolmo, aplicou uma emulsão protetora nas perfurações e colocou os explosivos sem erros, nem ajuda humana.

Segundo a empresa, os testes realizados comprovaram a funcionalidade do conjunto robótico, do veículo transportador, da comunicação com o tanque de emulsão, dos sistemas de visão e do segundo braço robótico incorporado para aplicar a emulsão no furo e posicionar o explosivo. “O robô conseguiu encontrar todos os furos e respondeu perfeitamente ao controle remoto”, disse a empresa no texto divulgado.

A expectativa é que o novo robô permita automatizar a colocação, instalação e detonação de explosivos em extrações, um dos processos mais perigosos da mineração, ainda hoje realizado por pessoas, até 15 vezes por dia nas grandes extrações. O equipamento pode ajudar as mineradoras a atender mais compromissos da agenda ESG.

A empresa também disse no comunicado estar em tratativas com outras mineradoras, além das suecas Boliden e LKAB, já parceiras no projeto, para que o robô seja testado em outras extrações pelo mundo, no maior número possível de cenários operacionais, inclusive diferentes climas e configurações rochosas.

A ABB prepara, ainda, uma nova série de testes para o fim do ano em que o robô deverá realizar sequência completa de instalação de explosivos e, ao final, entregar o comando da detonação a um operador humano.