Simpósio de Engenharia Ferroviária terá participações internacionais

Redação – 30.01.2024 – O evento acontecerá nos dias 13 e 14 de maio, na Unicamp, e traz como destaque o aumento no número de trabalhos apresentados

A sétima edição do Simpósio de Engenharia Ferroviária (SEF) já tem data definida, os dias 13 e 14 de maio de 2024, e será realizada no Centro de Convenções da Unicamp. O Comitê Organizador, formado pelas principais instituições de pesquisa sobre transporte ferroviário no País (UFES, USP, IFSP, Unicamp, UFJF, IME e UNISANTA) destaca o aumento expressivo no número de trabalhos e congressistas, o que é um reconhecimento do esforço contínuo para manter o SEF como referência técnica, divulgando pesquisas científicas e promovendo o compartilhamento de conhecimentos.

O VII SEF será estruturado em quatro áreas temáticas: interação roda-trilho, operações e logística, under rail e veículos ferroviários. Com uma programação abrangente, que incluirá palestras, sessões de trabalhos técnicos e mesas-redondas, o evento contará com o apoio de empresas de renome, como Vale e Amsted Rail. Destaque para os palestrantes internacionais confirmados, diretor global de Soluções Ferroviárias na Plasser American e na Plasser & Theurer, Richard Stock, e o pesquisador da Central Queensland University, Dr. Qing Wu, que palestrou na quinta edição do SEF.

A programação do evento contará também com a participação do engenheiro Ismael Trinks, superintendente de Transporte Ferroviário da SUFER-ANTT, contribuindo com a mesa-redonda sobre “Novos investimentos e recursos para pesquisa, desenvolvimento e inovação na área ferroviária”, debatendo com profissionais renomados das ferrovias nacionais.

Oportunidades de participação

Profissionais e estudantes interessados em contribuir para o avanço da engenharia ferroviária podem se inscrever para o VII SEF. As inscrições estão abertas no site oficial do evento, www.simposio-ferroviario.com.br, nas categorias profissional ou estudante. A chamada para a apresentação de trabalhos estará aberta até 01 de março, proporcionando uma oportunidade única para compartilhar pesquisas no cenário ferroviário.

Os artigos técnicos aprovados pela comissão científica do evento serão destacados nos anais online do SEF, com direito ao Digital Object Identifier (DOI), um importante identificador digital de produção bibliográfica.