Cascavel, no PR, vai implementar eletroterminal de ônibus

Redação – 06.02.2024 – Entrega do terminal, que deve recarregar até 14 ônibus simultaneamente, está marcada para maio

A cidade de Cascavel (PR) vai construir um eletroterminal para suportar a operação de 15 ônibus elétricos. O empreendimento está a cargo da Nansen, que será responsável pelo fornecimento de infraestrutura completa de recarga para o setor de transporte público. Uma usina fotovoltaica será construída para abastecer o eletroterminal, cuja responsabilidade será da empresa ISL Importação e Exportação Indústria e Comércio LTDA.

A empresa explica que o projeto contempla três pontos de recarga. Apenas um deles é o eletroterminal, com capacidade para carregar até 14 veículos ao mesmo tempo, além de mais dois terminais de recarga de oportunidade ao longo da rota. A expectativa da Nansen é entregar o terminal até maio deste ano.

Em relação às potências dos carregadores, elas são variadas. No projeto estão incluídos carregadores de 360kW, de 240kW e de 180kW, todos equipamentos com dupla conexão CCS2, para carregamento mais rápido.

A Nansen fornecerá, em regime turn-key, o projeto com todos os equipamentos de recarga e infraestrutura de subestação. Dessa forma, além de toda a infraestrutura de recarga, também será entregue o software de gestão do sistema de recarga.

Segundo o edital, os equipamentos para recarregar os veículos vão custar R$ 8,4 milhões. Já a usina fotovoltaica deve custar R$ 12,7 milhões.

Experiência em eletromobilidade

Segundo o gerente de Mobilidade Elétrica da Nansen, Flávio Pimenta, a mobilização do projeto já foi iniciada e a entrega será em meados de maio. “Estamos em cidades como São José dos Campos (SP), Manaus (AM), Salvador (BA) e agora Cascavel. Temos apoiado diversas cidades e operadores do transporte na concepção, dimensionamento e construção de projetos de mobilidade elétrica.”

Pimenta diz que a Nansen se tornou referência em infraestrutura de recarga para ônibus utilizados no transporte público ao longo dos dois últimos anos. Para 2024, a Nansen prevê um ano movimentado a começar por Manaus, onde a empresa também entregará projeto voltado para a implantação de infraestrutura de recarga para o transporte público.