Setor de Materiais de Construção está otimista com 2024

Redação – 06.02.2024 – Termômetro da Abramat indica que 47% das suas associadas tiveram um bom faturamento em janeiro e que o ritmo deve se manter em fevereiro

Segundo o Termômetro da Indústria de Materiais de Construção, da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), as vendas em janeiro trouxeram uma perspectiva otimista para o setor. Quase metade (47%) das empresas associadas responderam que o faturamento no mês de janeiro foi considerado “Bom”. Para 43% o período foi “Regular”, enquanto os demais 10% consideraram o primeiro mês do ano “ruim” ou “muito ruim”.

As projeções para o mês de fevereiro indicam desempenho favorável: 61% esperam um mês “muito bom” ou “bom”, enquanto 29% projetam um mês “regular” e apenas 10% consideram “muito ruim” ou “ruim”.

As pretensões de investimento no médio prazo (próximos 12 meses) também são otimistas e a pesquisa de janeiro apontou que 62% das indústrias associadas pretendem investir no período. No entanto, o número é 15 p.p. menor do que apontado em janeiro de 2023. O nível de utilização da capacidade instalada está em 76% na média das empresas, o que mostra aumento de acordo com o mesmo período do ano passado, quando atingiu 71%.

Impulsionadores do setor em 2024

O Termômetro destaca alguns fatores que devem impulsionar o setor em 2024, segundo os associados: expectativa de recuperação do varejo, redução gradual da taxa básica de juros, novos lançamentos imobiliários, contratações do Minha Casa Minha Vida, retomada de obras paradas e do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além do recém-lançado programa Nova Indústria Brasil. Segundo a Abramat, o otimismo do setor também está atrelado à diversos fatores externos e também ao avanço nas discussões sobre a reforma tributária.