Sigma Lithium vende 22 mil toneladas de concentrado de lítio

Redação – 08.02.2024 – Glencore pagou antecipadamente 50% pelo envio do concentrado de Lítio Verde Quíntuplo Zero a preço premium; remessa demonstra o desempenho consistente da planta greentech

A Sigma Lithium anuncia que concluiu o carregamento de 22 mil toneladas de Lítio Verde Quíntuplo Zero para a Glencore no Porto de Vitória esta semana. O volume demonstra o desempenho da planta da Sigma Lithium, alcançando uma capacidade anualizada de 270 mil toneladas de Lítio Verde Quíntuplo Zero. A Glencore pagou antecipadamente 50% pelo envio do concentrado do produto.

Foram seis carregamentos para chegar ao volume desejado pela Glencore. As duas empresas constituíram um acordo de distribuição comercial e de marketing que visa construir uma cadeia de fornecimento global de lítio de baixo carbono, ambiental e socialmente sustentável para veículos eléctricos.

A planta “greentech”, como é categorizada a mina Grota do Cirilo, no Vale do Jequitinhonha (MG), atingiu 270 mil toneladas de capacidade nominal anualizada nos últimos meses. Segundo a empresa, esse volume e a cadência de produção são fornecidas apenas por produtores de grande escala.

A Sigma Lithium nomeou o produto como Lítio Verde Quíntuplo Zero, reconhecido na COP28 como o lítio mais sustentável do mundo, pelos seguintes motivos:

  • Carbono líquido zero: Primeiro produtor em grande escala na indústria do lítio a atingir a neutralidade de carbono.
  • Zero energia a carvão na fábrica greentech: 100% de energia renovável.
  • Zero barragem de rejeitos: 100% de rejeitos empilhados a seco.
  • Zero utilização de água potável: Tratamento de esgoto para resíduos fecais sólidos para a água de entrada da planta greentech.
  • Utilização zero de produtos químicos perigosos no processamento do concentrado de lítio.