JumpCorp e PUC-Campinas lançam laboratório para capacitar alunos em IoT e IA

Integrador de dispositivos IoT para monitoramento e acionamento à distância (foto: divulgação JumpCorp).
João Monteiro – 27.02.2024 – Ambiente vai apresentar seminários e workshops com profissionais de mercado para qualificar mão de obra na região

Um dos principais desafios das empresas brasileiras é contar com profissionais especializados em tecnologia. Para resolver esse problema, a PUC-Campinas e a JumpCorp, empresa brasileira de tecnologia de Internet das Coisas (IoT) para monitoramento e controle de negócios, juntaram forças e criaram um laboratório para capacitar os alunos da universidade. O A-IoT Lab Brasil, inaugurado na última semana, é um espaço para realização de workshops e trilhas de capacitação, bem como um espaço de trabalho, para a qualificação em Inteligência Artificial (IA) e IoT.

Localizado no Campus I da PUC-Campinas, dentro do bloco do Mescla, hub de empreendedorismo da universidade, o laboratório conta com a parceira de empresas como American Tower, Constanta, Everynet, Khomp, Nokia, Qualcomm, Semtech e TIP Telecom, além da AWS Academy e da Abinc (Associação Brasileira de Internet das Coisas).

“A mão de obra qualificada é a maior dificuldade dessas empresas e por isso elas se interessaram em participar do projeto, e vão trazer desafios reais para que os alunos desenvolvam soluções”, destaca José Luiz Pelosini, CEO da JumpCorp, empresa que intermediou o apoio das empresas na criação do A-IoT Lab Brasil, trazendo elas para a mesa a fim de criar um ecossistema.

Ele explica que as empresas serão responsáveis por realizar as trilhas de capacitação e os workshops – cedendo seus profissionais – junto com os professores da PUC-Campinas. Essa será uma forma de trazer a discussão da academia para mais perto do mercado de trabalho, o que beneficiará diretamente na formação dos alunos.

Empreendedorismo

O A-IoT Lab também complementará a atuação do Mescla na formação de startups de tecnologia. Como já explicado, o Mescla é o hub de empreendedorismo da PUC-Campinas, que cede espaço de coworking que conta com equipamentos de manufatura, como fresadoras e impressoras 3D. A intenção é de que alunos que tenham acesso ao A-IoT Lab tenham liberdade para empreender e até montar suas próprias startups.

Pelosini explica que esse seria um objetivo secundário do laboratório, já que o principal é capacitar alunos para o mercado de trabalho, mas como há uma relação de proximidade, sobretudo física, entre o Mescla e o A-IoT Lab, será natural esse movimento.

A implementação do A-IoT Lab Brasil não contou com aporte financeiro dos parceiros, apenas investimento da JumpCorp e da PUC-Campinas. No entanto, os projetos em desenvolvimento poderão captar recursos junto a diferentes programas de incentivo e subsídio à inovação e desenvolvimento tecnológico.