Migração para nuvem economiza 30% em licenciamento de software de construtora

Redação – 05.03.2024 – Reestruturação da TI levou apenas cinco meses com objetivo de aumentar a autonomia operacional e reduzir custos

Com mais de 70 anos de experiência no setor imobiliário, a construtora e incorporadora RNI, empresa do Grupo Rodobens, precisava reestruturar seus ambientes de TI e modernizar suas infraestruturas de nuvem e dados. Em apenas cinco meses de projeto, a empresa conseguiu atualizar seus processos e economizar 30% no orçamento destinado a licenciamento.

O projeto de migração de seus ambientes em nuvem foi realizado pela SGA, integradora especializada em infraestrutura de TI e dados, e concluído em apenas cinco meses, 20% antes do tempo previsto. Ao fim da implantação, a companhia conseguiu maior visibilidade de dados por plataforma, proporcionando insights acionáveis, trazendo agilidade na gestão dos ambientes em nuvem.

Foram quatro fases essenciais: estudo, para o entendimento sobre o escopo do problema; planejamento, onde foram levantadas as prioridades, prazos e definição de milestones; execução, contando com a criação de landing zone no ambiente de destino e início da migração dos workloads; e a finalização, onde houve a migração dos workloads, validação, pilotos e testes reais de usuários e cutover (documento que descreve em detalhes como uma organização migrará de seu estado atual para o novo estado operacional, após a conclusão de um projeto).

“O prazo era desafiador para a segregação de ativos de infraestrutura, pois envolviam mais de 570 usuários distribuídos pelo Brasil, muitos deles operando remotamente. Com isso, era crucial que a migração não impactasse no dia a dia da empresa, meta que alcançamos com uma redução de tempo expressiva”, conta Danillo Sassoli, analista de Tecnologia Sênior da RNI.

A implementação de estratégias de Gestão da Segurança no ambiente da RNI foram essenciais para aumentar a eficiência a partir da otimização e modernização de recursos de infraestrutura e licenciamento.