Levantamento por IA aponta expectativas de crescimento na construção civil

Redação – 14.03.2024 – Dados foram colhidos pela IA da Prospecta Obras, que analisou os projetos que estão sendo trabalhados em cada estado do Brasil

Um estudo conduzido pela Prospecta Obras, empresa de análise de dados especializada em mapeamento de obras, identificou as regiões brasileiras com maior crescimento do setor da construção civil em 2024. A empresa usou seu algoritmo de inteligência artificial (IA), que analisa os canteiros em andamento no território.

O algoritmo identificou que o Centro-Oeste é a região que apresentará o maior crescimento no setor este ano – na estimativa de 7,8%. Sua liderança na lista será impulsionada, principalmente, nas cidades do interior, onde a abertura de novos condomínios de alto padrão e bairros estão alavancando um número acentuado de novas obras.

Todavia, se por um lado, o centro-oeste é a região que, percentualmente, apresentou o maior crescimento, o Sudeste, de longe, apresenta o maior volume em construções do Brasil – ocupando o segundo lugar na lista das que mais tenderão a crescer este ano, em torno de 7%. Segundo o levantamento, toda a região terá muitas obras em andamento em 2024, principalmente, as de 150 e 250 metros quadrados nos municípios interioranos, onde o custo de vida é 50% menor do que nas grandes cidades do local.

Outro destaque no Sudeste vai para as obras verticais, empreendimentos que, em 2023, foram implementados em 424 novos condomínios na capital paulista, de acordo com o estudo. Em 2024, a expectativa é que essa quantia seja dobrada – favorecida, dentre tantos aspectos, pela projeção de aumento no volume de crédito de 8,1%, segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), contribuindo para um aquecimento ainda maior deste mercado.

Outras regiões

O Sul do país, por sua vez, registrou mais de 300 mil projetos de construção, com meta de que continue crescendo este ano, na faixa dos 4,5%. Como exemplo, os projetos de reforma aumentaram 38% no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina devido às fortes chuvas e alagamentos que afetaram estes estados em 2023. Além disso, Florianópolis (SC) é a terceira capital brasileira com maior elevação no preço dos imóveis, o que torna essa região bastante atrativa no mercado.

Em contramão a todos estes tamanhos resultados, o Norte e Nordeste foram os que apresentaram desaceleração no crescimento do setor, tendo ficado abaixo do esperado mesmo com um crescimento do número de novas obras locais. Apesar disso, as projeções para este ano também são positivas – com destaque para o programa Minha Casa Minha Vida, que deve elevar o número de novas obras nas regiões. De todos, os estados do Maranhão, Tocantins e Ceará estão à frente, liderando no que se refere ao crescimento do setor.

O mercado de construção civil é um dos maiores do Brasil, levando em consideração vários nichos na hora de apontar o crescimento total do PIB do segmento. Mesmo que, muitas vezes, o acúmulo de estoque de imóveis verticais indique um crescimento abaixo do esperado do mercado, o número de novos projetos horizontais em andamento vão na direção oposta – o que ressalta a importância de fazer uma avaliação bem mais completa e complexa desse mercado.