Terminal Intermodal Gentileza, conectando BRT e VLT, é entregue no Rio

A estimativa do terminal é atender cerca de 150 mil pessoas por dia (foto: Marcelo Piu/Prefeitura do Rio).
Redação – 18.03.2024 – Terminal entrou em operação na primeira semana deste mês, conta com mais de 29 mil m² e inclui, além das áreas destinadas aos modais VLT, BRT e ônibus, espaços comerciais

A Passarelli Engenharia concluiu a construção do Terminal Intermodal Gentileza (TIG), na região central do Município do Rio de Janeiro. O projeto, que teve início em abril do ano passado, equivale ao tamanho de três campos de futebol e estabelece a conexão entre o futuro BRT Transbrasil, 22 linhas de ônibus convencionais e três linhas de VLT (veículo leve sobre trilhos). A expectativa é atender mais de 150 mil pessoas que passam diariamente pelo local.

Quem usar o TIG vai ter acesso a linhas que levam ao Centro, à Central do Brasil, à Praça XV e ao Aeroporto Santos Dumont. Além disso, o terminal quer mais do que conectar modais de transporte público e possui uma integração com o comércio da cidade. No mezanino, o cidadão vai encontrar uma ampla área de lojas e espaços comerciais, tornando-se uma nova opção de comércio e impulsionando a economia local e dinâmica da região.

O nome do terminal é uma referência ao poeta José Datrino, o Profeta Gentileza. Ele ficou conhecido pelas inscrições que eternizou nas colunas dos viadutos do Gasômetro e da Perimetral. A mais famosa delas é a frase “Gentileza gera gentileza”, que estará nas paredes do TIG.

Com mais de 90 anos de experiência, a Passarelli conta com vasta contribuição na engenharia do Brasil, com obras construídas em todo o território nacional, sempre pautada nos conceitos tecnológicos com plataformas inteligentes e concepções de soluções em BIM para seus projetos, além de informatização segura de todos os processos de gestão, compliance e eficiência operacional, capazes de transformar a vida das pessoas por meio da engenharia.