Uso do MetrôRio evitou 60 mil toneladas de emissões CO₂ em 2023

Redação – 25.03.2024 – Movido a energia elétrica limpa e renovável, o sistema metroviário tem um papel fundamental em relação à conscientização sobre as mudanças climáticas

Em 2023, o MetrôRio estima que sua utilização por cerca de 189 milhões de passageiros evitou o lançamento de mais de 60 mil toneladas de gás carbônico equivalentes na atmosfera. Esse cálculo foi feito pela empresa a partir de perspectivas de emissões geradas pelo sistema metroviário e outros modais da cidade, além de declarações de clientes da concessionária sobre qual transporte utilizariam, caso o metrô não existisse (dados obtidos através de pesquisa de qualidade de serviço realizada com usuários da concessionária no ano passado).

A opção dos passageiros pelo metrô, um meio de transporte de massa e um aliado natural na luta contra as mudanças climáticas, contribui não só com a diminuição da emissão de gás carbônico, mas também com a redução de tempo de viagem, de carros em circulação nas ruas, consumo de combustível, entre outros fatores.

Para efeito de comparação, os modais ferroviários emitem em média 100 vezes menos gases que os rodoviários, segundo monitoramento de emissões de gases de efeito estufa da cidade do Rio, realizado pelo Instituto Pereira Passos, referente ao período de 2012 a 2021.

Outra medida importante adotada pela empresa entre 2022 e 2023 foi o fornecimento de energia baseado em fontes renováveis alternativas, como energia solar, eólica e de biomassa. Internamente, o MetrôRio tem como prioridade minimizar os impactos ao meio ambiente.