Andrade Gutierrez vai “aprofundar” mina na Bahia

Redação – 11.04.2024 – Companhia está participando da construção de um Shaft de 1500 metros de profundidade na Mina de Pilar para estender exploração por mais 20 anos

A Andrade Gutierrez (AG) começou um novo projeto na Mina de Pilar, localizada no Vale do Curaçá, região a 120 quilômetros de Juazeiro (BA), para prolongar a exploração da mina. Com previsão de conclusão para o final de abril de 2025, a obra deve empregar uma média de 120 trabalhadores diretos e 40 indiretos, com pico de 200 pessoas.

O escopo principal do projeto consiste nos trabalhos nos silos, como o alargamento do diâmetro do silo de minério britado. Segundo a Andrade Gutierrez, a Mina de Pilar já está em operação há cerca de 34 anos e o projeto de “aprofundamento”, chamado de deepening pelo setor, tem potencial para permitir a exploração da mina por mais 20 anos.

Anteriormente, a companhia foi responsável pelas obras civis de construção das fundações e montagem de estruturas metálicas para a implantação do shaft, túnel vertical que reduz o tempo de entrada e saída da mina. A nova obra, atualmente em estágio de mobilização, estará localizada a cerca de 1500 metros de profundidade na mina subterrânea, um trajeto de cerca de uma hora e meia para acessar o local.

Este é mais um projeto de serviços “underground” executado pela companhia no setor de mineração. Recentemente, a empresa executou o desenvolvimento de uma mina subterrânea em Aripuanã (MT). A construtora desenvolveu certa experiência para trabalhar em diferentes segmentos no setor, desde minas a céu aberto, subterrânea, construções de plantas industriais e descomissionamento de barragens de rejeitos.