RJ investe para se tornar um polo portuário

Redação – 11.04.2024 – Modernização e expansão portuária, aliadas a políticas fiscais favoráveis, fortalecem a competitividade da cidade e impulsionam as operações de comércio exterior

O estado do Rio de Janeiro quer se destacar no setor de infraestrutura logística e comércio exterior como polo portuário e vem recebendo uma série de iniciativas destinadas a impulsionar sua capacidade logística, expandir seus portos e facilitar operações, consolidando-se assim como um ponto crucial para o comércio internacional.

Uma das principais áreas de investimentos tem sido a modernização e expansão dos portos estatais, que devem receber R$ 600 milhões em infraestrutura e segurança portuária. O presidente da PortosRio, Francisco Martins, em entrevista especial para a Intermodal 2024, diz que os recursos vão priorizar obras essenciais para os portos, como a drenagem e revitalização do Cais da Gamboa e o aprofundamento do canal principal do Porto do Rio de Janeiro. Essa última intervenção vai aumentar a entrada e embarcações maiores no porto, de até 366 metros.

Segundo Martins, a administração vem investindo também em tecnologia e inovação para aprimoramento da segurança portuária, como a implantação do VTMIS – sigla inglesa para Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações. O objetivo da autoridade portuária é tornar o Rio de Janeiro e Itaguaí portos de referência em segurança.

Além disso, governo e empresas privadas têm trabalhado em conjunto para desenvolver e aprimorar a infraestrutura de transporte terrestre na região. Isso inclui a expansão de rodovias, a modernização de sistemas ferroviários e o desenvolvimento de terminais intermodais, que permitem uma integração mais eficiente entre os diferentes modos de transporte, facilitando o fluxo de mercadorias para o interior do país e para outros destinos internacionais.

Segundo Fábio Picanço, presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro – Codin, o Rio vem trabalhando com muito empenho para retornar ao seu lugar de destaque e obter o título de polo portuário. “Já estamos em ação, empreendendo esforços para que o Rio de Janeiro volte a ser o segundo maior porto do Brasil. Isso se deve a características singulares da cidade, como sua localização geográfica, o eficiente tempo de trânsito, as extensas linhas marítimas que nos conectam a todos os lugares do mundo, e ainda, uma política fiscal favorável. Estes quatro pilares combinados têm o potencial de restituir ao Rio de Janeiro o seu merecido lugar como um dos principais portos do país.”, ressalta.

Comércio exterior no polo portuário

Outro ponto importante é o fortalecimento da legislação e das políticas comerciais voltadas para o comércio exterior. O Rio de Janeiro tem buscado atrair investidores estrangeiros oferecendo incentivos fiscais, como o RioComex, e simplificando os processos burocráticos relacionados à importação e exportação.

Bruno Barbeito, especialista em comércio exterior e diretor-presidente da Massy Internacional, smart trading habilitada ao RioComex, ressalta as vantagens que os incentivos fiscais do estado trazem para o setor. “O Rio de Janeiro tem se destacado como um polo de incentivo ao comércio exterior, e nós da Massy somos testemunhas diretas dos seus benefícios. Através de políticas fiscais favoráveis, como o Riocomex, e uma infraestrutura logística em constante evolução, estamos conseguindo operar de maneira mais competitiva e eficiente, tudo isso graças à postura proativa do governo do estado e de expoentes do setor”, destaca.

Em resumo, o Rio de Janeiro está passando por uma transformação econômica significativa, impulsionada por investimentos direcionados para melhorar sua infraestrutura logística, promover o comércio exterior e atrair capital estrangeiro. Com uma posição estratégica no mercado global e um ambiente favorável aos negócios, a cidade emerge como um destino cada vez mais atraente para investimentos em diversas áreas, prometendo retornos sólidos e oportunidades de crescimento a longo prazo.